Um dos destinos mais procurados do país prevê alta demanda de turistas no feriado de 12 de outubro — Dia de Nossa Senhora Aparecida. Segundo dados do SindHotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), a hotelaria de Foz do Iguaçu já está com ocupação acima dos 72%. A média do indicador para o período é superior a 61%, impulsionada pela realização de eventos.

De acordo com informações divulgadas pelo portal da cidade, Foz do Iguaçu dispõe de aproximadamente 28 mil leitos de hotéis, resorts e pousadas. Os dados das reservas antecipadas para o feriado foram captados em levantamento entre os dias 3 e 5 de outubro.

Hotéis classificados com 4 Estrelas estão com mais de 72% das camas já comercializadas. Em seguida, de acordo com a pesquisa, aparecem os classificados de 5 Estrelas, com 70% e 3 Estrelas, com 66% de reservas.

Eventos

Apesar de ser um período considerado de baixa temporada pelo trade turístico, a perspectiva de ocupação dos hotéis é muito boa. Uma das razões são os eventos que estão acontecendo no destino. Segundo Marcelo Martini, presidente da SindHotéis, mais de 40 eventos de pequeno, médio e grande portes estão programados para o município até o final do ano.

“Isto está garantindo uma movimentação muito boa, com uma ocupação média acima de 60%, afirma Martini. “Sem contar que agora, no mês de novembro, teremos dois eventos da Faciap, com previsão de trazer cinco mil pessoas para Foz do Iguaçu, e no dia 16, será realizado um evento do governo do estado”, acrescenta.

Estes dois eventos, na avaliação do executivo, trazer bons resultados para o mês de novembro. “Inclusive tem empresas que fazem locação de estruturas para eventos, que estão com falta de equipamentos”, revelou.

Emprego e renda

A movimentação em torno destes eventos e da ocupação média que está dando, levou a a hotelaria a promover mais contratações. No último mês, recordou Martini, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) indicou que Foz do Iguaçu gerou 682 empregos, destes mais de 400 foram na área de turismo.

“Então, isto está fomentando a geração de novos postos de trabalho e renda para a população também”, sallienta Martini. O presidente do SindiHotéis destaca que estes eventos que garantem movimentação do turismo fora da temporada, vão ao encontro da programação do final de ano do Destino Iguaçu.

“Sem as restrições e vida normal, vários hotéis vão investir e fazer grandes festas que também vão mobilizar um grande público aqui”, conclui o executivo.

(*) Crédito da foto: falco/Pixabay