Ainda na onda dos balanços anuais das grandes redes, agora é a vez dos resultados da Choice Hotels International. A companhia relatou um crescimento recorde de 10% nas receitas totais do período, em comparação com o ano anterior, atingindo US$ 1,5 bilhão. Em comparação com o período pré-pandêmico, o RevPar doméstico teve alta de 12,7% e 13,1%, respectivamente, nos períodos de 12 e três meses, encerrados em dezembro de 2023.

“2023 foi um ano de crescimento acelerado, no qual superamos o limite da orientação ajustada da EBITDA e do EPS da empresa para o ano inteiro. A superação foi liderada por nossa estratégia bem-sucedida de adicionar hotéis que geram royalties mais altos por unidade”, disse Patrick Pacious, CEO da companhia, em comunicado enviado à imprensa.

O lucro líquido foi de US$ 258,5 milhões para o ano completo de 2023, representando um EPS (lucro por ação diluído) de US$ 5,07. Como resultado, aspectos como os custos de integração da Radisson Hotels Americas e os custos de diligência prévia e tentativas de transações em 2023, o lucro líquido e o EPS foram 22% e 15% menores, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2022.

“Expandimos significativamente nosso programa de recompensas, aumentamos nossa abrangência geográfica, desbloqueamos novos valores por meio de nossas capacidades de plataforma e obtivemos um crescimento exponencial por meio da rápida conclusão da integração da Radisson Americas. Nossa capacidade de conversão de hotéis aumentou a velocidade das inaugurações, o que é uma clara vantagem no ambiente de desenvolvimento hoteleiro atual. O momentum positivo criado por nossa estratégia bem-sucedida nos dá confiança em nossa perspectiva para 2024 e além”, complementao CEO.

A receita total alcançada no quarto trimestre de foi de US$ 358,4 milhões, uma queda de 1% em comparação com o mesmo período de 2022. O lucro líquido foi de US$ 29 milhões para o trimestre.

As perspectivas para 2024 são animadoras. A empresa pretende encerrar este ano com lucro líquido de US$ 260 milhões a US$ 274 milhões. Já o EBITDA ajustado está projetado para variar entre US$ 580 milhões a US$ 600 milhões

Portfólio e pipeline 

Os empreendimentos do portfólio doméstico, que fazem parte das categorias upscale, extended-stay e midscale, tiveram alta de 1,4% em número de hotéis e 1,6% em número de quartos em relação a 2022. Os quartos upscale extended-stay aumentaram 6,3% e 14,9%, respectivamente, impulsionados pelo crescimento do número de unidades Cambria Hotels, Ascend Hotel Collection, WoodSpring Suites, MainStay Suites e Suburban Studios. O tamanho total do sistema doméstico da empresa avançou para mais de 6,3 mil propriedades e quase 497 mil UHs.

A empresa abriu uma média de oito hotéis por semana no quarto trimestre de 2023, consolidando um total de 263 inaugurações ao longo do ano, um aumento de 13% em comparação com o mesmo período de 2022.

Dos contratos de franquia doméstica assinados em 2023, 135 foram abertos no mesmo ano.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Choice Hotels