Casa Flora - Logo_Promo

No mercado dos vinhos, é comum nos depararmos com termos como orgânicos, biodinâmicos e naturais no rótulo das garrafas. No entanto, a sustentabilidade na enologia abrange diversos fatores. Nesse cenário, a Casa Flora Importadora, bastante atuante no ramo, tem apostado em vinhos sustentáveis, produzidos por viticultores comprometidos não apenas com práticas ecologicamente corretas, mas também com a viabilidade econômica e responsabilidade social.

Esses produtores geralmente seguem os princípios da agricultura orgânica e biodinâmica, adaptando-os às necessidades específicas de suas propriedades. Além disso, eles buscam a conservação da água e energia, utilizando recursos renováveis. Essa lógica de produção, como tendência mundial, representa uma prática que pode trazer diversos impactos positivos.

Enquanto os vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais são nichos mais restritos, o compromisso com a sustentabilidade por outras linhas permite a produção de vinhos mais acessíveis em termos de preço, ao mesmo tempo em que se ocupa com a conservação do planeta e o bem-estar das pessoas e comunidades locais.

Destaques

No portfólio de vinhos sustentáveis da Casa Flora, destacam-se marcas como Denis Dubourdieu, Caldora, Cellaro, Chan de Rosas, Santa Carolina, Brancott e Leaping Horse. Nesse nicho, a enóloga portuguesa Filipa Pato trabalha com práticas biodinâmicas em seus vinhos.

A linha 99 Rosas é o destaque de vinhos orgânicos da importadora. Eles são cultivados sem o uso de agrotóxicos, respeitando a diversidade biológica do ecossistema da vinha e adotando práticas sustentáveis em relação aos recursos naturais, como a água. No entanto, na vinificação, ainda podem ser utilizadas leveduras selecionadas e pequenas quantidades do conservante dióxido de enxofre, embora em menor medida do que na vinicultura tradicional.

A categoria de vinhos veganos também traz curiosidade. A questão aqui está relacionada ao processo de clarificação do vinho, no qual agentes filtrantes são adicionados para remover impurezas e tornar o vinho translúcido e brilhante. Alguns desses agentes são de origem animal, mas há produtores que optam pela utilização de substâncias de origem mineral, como bentonita e carvão ativado, tornando os vinhos adequados para essa classificação.

Algumas das marcas veganas da Casa Flora são os vinhos do Grupo Fantini, como Luccarelli, Cellaro, Caldora e Vignetti del Vulture. Essas novas abordagens do mundo do vinho refletem a consciência crescente sobre a importância da sustentabilidade e oferecem aos consumidores opções alinhadas com seus valores e preocupações ambientais. Compreender como essas dinâmicas se estabelecem ajuda os amantes de vinho a apreciarem mais suas escolhas e se conectarem com a vinicultura para além dos sabores.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Wine Gallery