De acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado, o setor de turismo faturou 19% a mais no Carnaval deste ano em relação ao mesmo período de 2022. Neste cenário, os hotéis deram importante contribuição para o resultado. Em Salvador, por exemplo, o crescimento da hotelaria foi de 73,7%, aponta a Veja.

Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (53,4%) e Belo Horizonte (28,5%). Logo após, estão Recife (19,4%) e Florianópolis (11,7%). São Paulo, por sua vez, completa a lista, com 2,1%.

Uma das explicações para o bom desempenho do setor é que o Carnaval de 2023 não sofreu, como no ano passado, com cancelamentos e incertezas advindas da pandemia.

Resultados

De acordo com dados da Setur-BA (Secretaria de Turismo da Bahia), divulgados portal Bahia Econômica, só Salvador recebeu cerca de 1 milhão de turistas durante o Carnaval. Já na Hotelaria, a ABIH-BA aponta que a taxa de ocupação foi de 95% durante o período da festa, o que demonstra que problemas como o alto custo das passagens aéreas não comprometeram o desempenho do setor.

No Rio de Janeiro, a ocupação foi de 96% no período de 18 a 21 de fevereiro, aponta o HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro). “Com esse excelente resultado, a expectativa da hotelaria carioca se confirmou”, afirma Alfredo Lopes, presidente da entidade.

Em Belo Horizonte, por sua vez, foram registrados quase 30 mil check-ins e faturamento de R$ 10,6 milhões durante a festa, segundo dados da MVS Consultoria. O crescimento foi de aproximadamente 150% na diária média e a taxa de ocupação ficou em 68,12%.

(*) Crédito da capa: Fernando Maia/Riotur