Após o Kayak — metabuscador da Booking Holdings — lançar um plugin para o ChatGPT, chegou a vez da Booking.com adotar a IA (Inteligência Artificial) desenvolvida pela OpenAI. Combinando sistemas de machine learning, o AI Trip Planner é o mais novo recurso da plataforma para seu aplicativo móvel.

A OTA combina a interface de programação de aplicativos do ChatGPT para que os usuários possam receber recomendações de viagens com base nas preferências que descrevem em linguagem natural.

“Nosso principal objetivo na Booking.com sempre foi alavancar a tecnologia para tornar as viagens mais fáceis”, disse Glenn Fogel, CEO da empresa controladora Booking Holdings e sua marca Booking.com, em entrevista ao Phocuswire.

Fogel explicou que o AI Trip Planner é o próximo passo da jornada contínua da Booking.com em busca de agregar valor aos seus usuários. “Os desenvolvimentos recentes com IA generativa estão acelerando o trabalho que realizamos há anos com machine learning para aprimorar e melhorar todos os aspectos da experiência do cliente em nossa plataforma, seja otimizando a ordem certa para exibir as fotos de um hotel para mostrar o máximo revisões relevantes”, comentou o CEO.

Como funciona

A plataforma de bate-papo é integrada à experiência de reserva de acomodação da Booking.com no aplicativo móvel, para que os usuários recebam uma lista visual de propriedades que atendem às suas consultas, juntamente com as informações de preços da plataforma e links para ver mais detalhes. As reservas podem ser feitas tocando em qualquer acomodação na lista de resultados. Vale resslatar que o AI Trip Planner também pode criar itinerários.

Por enquanto, as consultas relacionadas a voos, transporte terrestre e atrações serão redirecionadas para a página de destino apropriada no aplicativo da Booking.com, mas a empresa disse que no futuro integrará todos esses componentes de viagem no chat.

“Nosso novo AI Trip Planner nos oferece algumas possibilidades realmente empolgantes para ajudar nossos clientes a planejar e pesquisar opções de viagem de uma maneira muito natural e humana”, disse Rob Francis, diretor de Tecnologia da Booking.com.

“Muitas vezes, as pessoas são solicitadas a se adaptar aos limites da tecnologia para fazer o que querem, mas com a IA generativa, podemos começar a ter conversas escalonáveis ​​e individuais com nossos clientes nos termos deles, da mesma forma que você começaria a falar sobre o planejamento de uma viagem com seu parceiro ou amigos. É só o começo, mas temos muito o que explorar aqui para inovar e conectar ainda mais a experiência de viagem no Booking.com, tudo de forma segura, ética e inclusiva, acrescentou.

O AI Trip Planner beta será lançado para os membros de fidelidade Genius da Booking.com nos Estados Unidos a partir de hoje (28). Inicialmente, ele estará acessível apenas no aplicativo móvel da OTA, mas a empresa planeja estendê-lo para a plataforma de desktop no futuro.

(*) Crédito da foto: reprodução