Recentemente, a Booking.com – que faturou US$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre – divulgou o Relatório de Viagens Sustentáveis de 2022. A pesquisa, realizada com mais de 30 mil viajantes de 32 países, apontou que cerca de um terço (34%) dos brasileiros está escolhendo viajar fora da alta temporada. Além disso, o levantamento mostra que número similar (32%) tem optado por destinos menos conhecidos nos últimos 12 meses para evitar superlotação. Em relação às viagens futuras, 43% dos turistas do país dizem que querem viajar exclusivamente fora da alta temporada, pelo mesmo motivo.

Os dados da pesquisa mostram também que 68% dos brasileiros afirmaram que irão tentar evitar destinos e atrações famosos para que o impacto e os benefícios da viagem sejam melhor distribuídos. Outros 38% disseram estar abertos a escolher destinos alternativos para ajudar a evitar aglomerações.

Por outro lado, 48% dos turistas brasileiros acreditam que é difícil encontrar destinos atraentes que sejam menos movimentados, e outros 35% acreditam não ser possível encontrar opções de viagens sustentáveis em cidades ou destinos turísticos famosos. Os dados apontam que as plataformas de viagem têm a oportunidade de desenvolver ações conjuntas com provedores de acomodações nesses destinos, contribuindo em sua trajetória rumo à sustentabilidade, sem sacrificar a experiência dos viajantes.

Sustentabilidade nos transportes

A pesquisa da OTA também observou que os turistas estão pensando sobre a distância que percorrem em suas viagens, formas de chegar ao destino e como se locomover por lá. Oito em cada dez (79%) pontuaram que querem usar meios de transporte mais ecológicos, como caminhar, pedalar ou utilizar transporte coletivo ao invés de táxis ou carros alugados. Além disso, 21% dizem que escolheram destinos mais próximos com o objetivo de diminuir as emissões de carbono.

Por fim, o estudo revelou que, quando se trata da reserva de transporte para as viagens, 55% dos entrevistados brasileiros buscam informações sobre sustentabilidade. Apesar de 42% admitirem que não procuram ativamente por opções sustentáveis, esse fator tem forte impacto no comportamento de reserva e na satisfação dos clientes. Por exemplo, 25% afirmam que as práticas sustentáveis não têm grande peso em suas escolhas de transporte, mas admitem que isso pode influenciar na decisão final.

Os dados mostram que apenas 12% dos brasileiros disseram que a sustentabilidade não tem nenhum peso em suas escolhas de transporte.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Booking.com