O Beach Park é o mais novo subsidiário de 20 hectares da RNSA (Reserva Natural Serra das Almas), situada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A iniciativa, realizada por meio da Associação Caatinga, entidade não governamental dedicada à conservação do bioma há mais de 25 anos, tem como objetivo compensar as emissões de carbono associadas ao parque aquático.

De acordo com inventário finalizado ainda em dezembro de 2023, o Beach Park emitiu cerca de 732,22 toneladas de gases de carbono equivalente (tCO2e) no ano de 2022. A gerente de Sustentabilidade, Raissa Bisol, destaca que a adoção da área permitirá evitar a emissão de 5,3 mil toneladas de carbono, promovendo recursos financeiros para a proteção de nascentes, resguardo de espécies ameaçadas de extinção e a manutenção de 15 milhões de litros de água na reserva.

Com a ação, a empresa conquistou o selo “Protetor Serra das Almas” na categoria Onça Parda, válido por um ano. Além da compensação das emissões, a ação contribui para a proteção da biodiversidade da serra, reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga.

“Isso significa que a adoção da área promove recursos financeiros para contribuir com a proteção de nascentes de água e o resguardo de espécies ameaçadas de extinção, evitando sua degradação e reduzindo problemas ambientais graves, como os efeitos do aquecimento global e garantindo água limpa para pelo menos 40 comunidades próximas”, diz Raissa.

Histórico de compensação

Em 2022, o Beach Park compensou 141 toneladas de carbono equivalente adquirindo créditos de carbono do Projeto Envira Amazônia, protegendo 39 mil hectares de floresta tropical. Agora, a empresa busca, além de neutralizar emissões, adotar práticas sustentáveis para reduzir a emissão de CO2.

“Na época, nós ainda não tínhamos uma parceria no Ceará com um projeto para compensação de carbono. Neste ano trabalhamos muito e tivemos a satisfação de poder compensar no nosso próprio estado, ao apoiar um projeto da Associação Caatinga, assim valorizando e contribuindo com a biodiversidade de um bioma 100% brasileiro, que é a Caatinga, e que ocupa cerca de 70% da Região Nordeste”, explica Raissa

Além disso, o estabelecimento possui a certificação ISO 14001 há sete anos e a Certificação Lixo Zero, que atesta a reciclagem de 97% dos resíduos sólidos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Beach Park