Sempre em busca de trazer novidades aos seus visitantes, o Beach Park não deixa a sustentabilidade de lado em suas operações. Em fevereiro de 2022, o empreendimento foi novamente certificado pela ISO 14001:2015 – Gestão Ambiental. O resultado é fruto da auditoria realizada em janeiro pela TÜV NORD CERT GmgH, organismo alemão de certificação.

A ISO 14001 tem como objetivo orientar a implementação de sistemas de gestão ambiental em empresas de todo o mundo, reduzindo o impacto de suas atividades no meio ambiente. A primeira certificação do complexo foi em 2016 e, a cada três anos, uma nova auditoria é realizada para a emissão do selo — caso o empreendimento mantenha os requisitos exigidos.

“Anualmente, o Beach Park também recebe uma auditoria de monitoramento, a fim de verificar se todos os requisitos da norma estão sendo cumpridos”, esclarece Raissa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park.

A retificação do selo destaca boas práticas, como o uso de ferramenta 5Ss, além de ressaltar a organização e limpeza do estoque de produtos químicos; projeto para abastecimento de geradores; a participação efetiva dos colaboradores em diversos níveis organizacionais para o atendimento à auditoria e equipe de gestão ambiental que preza pela educação e experiência

Gestão Ambiental, compostagem e coleta seletiva

A obtenção da certificação ISO 14.001: 2015 é resultado da implantação do SGA (Sistema de Gestão Ambiental) do empreendimento. O sistema planeja ações, previne e controla impactos significativos sobre o meio ambiente, gerenciando riscos e melhorando continuamente o desempenho ambiental e a produtividade do grupo.

Todas as iniciativas desse sistema são alinhadas com as metas dos 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas e que compõem a Agenda 2030.

Com o apoio de parceiros, o Beach Park desenvolve ações sustentáveis em todo o seu complexo, que engloba a escolha de fornecedores, manutenção da estação do tratamento de esgoto e água, assim como o tratamento de resíduos sólidos.

Um exemplo é o projeto de compostagem, desenvolvido em parceria com a Usina Ambismart. Desde agosto de 2021, o empreendimento encaminha resíduos verdes como: palhas, podas, troncos de coqueiros e cocos. Segundo Raissa, já foram compostados 129,5 toneladas de resíduos, sendo 68 toneladas de palhas, podas e troncos e 61,5 toneladas de cocos.

Até outubro de 2022, última fase do projeto, a expectativa é do envio médio de 837 toneladas de resíduos – sendo aproximadamente 97 toneladas de resíduos verdes, 180 toneladas de cocos e 560 toneladas de orgânicos (sobras de alimentos), envolvendo tanto resíduos gerados no parque quanto nos quatro hotéis. A primeira contrapartida desse projeto já aconteceu: o Beach Park recebeu cerca de 2,5 toneladas de adubo para uso no próprio parque.

A coleta seletiva também é outra prioridade ambiental do Beach Park: 74% de todos os resíduos do complexo (cerca de 626 toneladas) vão para a reciclagem ou são transformados em novos produtos, como papelão, sabão, adubo orgânico, artigos de artesanato e saco plástico. “Para essa coleta, incentivamos a responsabilidade social com o trabalho de ex-catadores de Aquiraz, que fazem o serviço de triagem e compactação. A venda desses resíduos é o que custeia a renda desses trabalhadores”, esclarece a gerente Raissa Bisol.

Já quanto ao uso de recursos naturais, cerca de 98% da energia consumida no parque aquático e na Vila Azul do Mar são de fontes renováveis — adquiridas no mercado livre, com meta de chegar a 100% de consumo a partir de fontes renováveis neste ano.

Em relação ao reuso de água, tudo o que é utilizado em chuveiros e cozinha segue para a ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), que funciona 24 horas por dia, gerando 6.123 m³/mês de água para irrigação das plantas do complexo (o que equivale a um mês de abastecimento de toda uma população de um bairro de 2 mil habitantes).

Já a água para as piscinas recirculam e não segue para a ETE, visto que é clorada e com um tratamento físico-químico específico.

Capacitação e ações sociais

Em parceria com a Pordunas (Associação Porto das Dunas) , o Beach Park mantém um calendário verde com ações que integram a Semana do Meio Ambiente, Dia de Limpeza da Praia, Dia da Árvore, entre outros. As iniciativas envolvem o plantio de mudas para a recuperação da foz do Rio Pacoti e limpeza da praia, mares e rios. Foram mais de 60 operações de limpeza durante os últimos oito anos e mais de 130 toneladas de resíduos retirados da praia.

Outro ponto de destaque é a capacitação das equipes do parque aquático e dos quatro resorts do destino turístico para o manejo da fauna marinha, incluindo tartarugas e mamíferos. O Beach Park é sempre acionado pelas ONGs Instituto Verde Luz e Aquasis quando encalhes acontecem nas imediações do Porto das Dunas ou para monitoramento de ninhos de tartaruga na região de praia.

Durante a pandemia, o complexo também se mobilizou para prestar auxílio às famílias de Aquiraz afetadas pela crise. O empreendimento arrecadou 42,56 toneladas de alimentos para a comunidade local em meio ao impacto econômico e social.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Beach Park