Como o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo, de acordo com uma pesquisa da Conversion, consultoria em marketing digital, a B&B Hotels adotou as plataformas para sua estratégia de comunicação interna nos hotéis brasileiros. Sabendo que as mídias fazem parte do dia a dia de seus colaboradores, a rede francesa enxergou esse padrão de comportamento como um potencial a ser explorado.

De acordo com Flávia Lorenzetti, CEO da B&B Hotels no Brasil, a companhia decidiu centralizar as comunicações internas pelo Instagram, por conta da facilidade de acesso e da familiaridade dos colaboradores com a plataforma.

“Criamos uma conta fechada, apenas para quem trabalha na B&B Hotels. Nela, realizamos lives educativas, que depois ficam salvas no feed, e também postamos comunicados importantes. Informações que, antes chegavam apenas por e-mail, agora também estão sendo disponibilizadas pela rede social, garantindo, além de educação e cultura, que todos da companhia estejam alinhados com as diretrizes”, explica a CEO.

As iniciativas do departamento de RH (Recursos Humanos) impactaram o nível de turnover da empresa, que diminuiu em 43% no primeiro semestre de 2022 frente ao mesmo período em 2021. “Para reter talentos e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, é necessário criar um espaço que valorize os colaboradores. Tenho certeza que, no final, a satisfação deles também reflete diretamente na nossa retenção de clientes e receita final”, afirma Flávia.

As lives, disponíveis para os 164 colaboradores da rede, têm temáticas diferentes, como boa alimentação e educação financeira, e são sempre apresentadas por especialistas no assunto.

Flávia Lorenzetti

Flávia participa ativamente das ações

Colaboradores no centro da gestão

Além da comunicação via Instagram, a B&B Hotels implementou políticas que colocam os colaboradores no centro da gestão. A rede criou um Clube do Livro, onde os funcionários que desejarem participar recebem um exemplar de forma gratuita. Cada mês, uma publicação é escolhida e os participantes se reúnem de forma virtual para compartilhar suas impressões.

“Eu mesma participo do clube e sou a maior incentivadora”, salienta Flávia. “Além de ser uma experiência enriquecedora, é uma maneira de me aproximar das equipes que atuam nas mais diversas áreas dos hotéis. Pessoas que, no dia a dia, nem sempre eu tenho um contato direto”, acrescenta. Salas de descanso, biblioteca comunitária e almoço mensal entre colaboradores são outras ações adotadas pela rede.

“Criamos uma cultura organizacional voltada ao nosso propósito para priorizar os colaboradores e trazê-los para frente da marca. Também ampliamos benefícios, como o aumento em 70% do vale-refeição e criamos um Plantão RH, onde fico disponível on-line uma vez por semana, durante uma hora, para que os colaboradores possam tirar dúvidas. Além disso, nós priorizamos a saúde mental de todos, para que tenham espaço para se colocar”, diz Sandra Yokoyama, coordenadora de RH e DP da B&B Hotels.

No último ano, a empresa passou por um processo de rebranding, investindo em melhorias de atendimento, serviços e estrutura. Sob a gestão de Flávia, a B&B Hotels registrou seu maior faturamento da história no Brasil, chegando a R$ 30 milhões no primeiro semestre de 2023.

(*) Crédito da foto: Divulgação/B&B Hotels