Divulgada ontem (14), a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referente ao mês de julho mostra a retomada consistente da atividade turística no Brasil. Os dados mostram que, no mês, o crescimento foi de 7,8% frente ao mesmo período de 2022, primeiro ano pós-pandemia.

O setor de serviços, no qual o turismo está inserido, também está maior, operando 12,8% acima na mesma base comparativa. Ainda segundo o levantamento, o movimento positivo foi impulsionado pelo aumento das receitas de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo de passageiros, locação de automóveis, restaurantes, serviços de bufê, transporte rodoviário coletivo de passageiros, além de hotéis e agências de viagens.

“O turismo tem potencialidade para contribuir ainda mais com a economia do país, gerando riquezas, renda e muitos empregos. Além disso, somos uma atividade sustentável, uma indústria verde, ainda mais no Brasil, que é recheado de atrativos naturais. É nisso que estamos trabalhando, promovendo investimentos para desenvolver o setor”, enfatiza Celso Sabino, ministro do turismo.

Outros dados

No recorte regional, os estados que mais se destacaram no crescimento da atividade turística foram São Paulo (9,4%), Rio de Janeiro (14,0%), Minas Gerais (16,1%) e Bahia (21,5%). Já na comparação com o mês anterior, o índice apresentou aumento de 0,7%, na visão nacional.

Neste cenário, os destaques foram São Paulo (4,2%), Bahia (4,4%), Rio de Janeiro (1,4%) e Rio Grande do Sul (1,9%). No sentido contrário, as maiores pressões para baixo vieram do Distrito Federal (-3,7%) e Espírito Santo (-4,4%). Na comparação com o período pré-pandemia, em fevereiro de 2020, o índice também demonstra alta de 6,2%.

(*) Crédito da foto: thatagr82/Pixabay