A última edição da pesquisa Changing Traveller, da SiteMinder, revelou que a América Latina e a Ásia estão entre mercados emissores de turistas líderes em diversos aspectos. Entre os dados, o relatório aponta que viajantes oriundos desses territórios apresentam maior intenção de viajar nos próximos 12 meses, de unir negócios e lazer (o famoso bleisure), e maior abertura para novas tecnologias. 

O estudo foi elaborado com base em respostas de mais de 10 mil viajantes em 12 dos maiores mercados emissores de turismo no mundo, como Austrália, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, México, Espanha, Tailândia, Reino Unido e EUA, conforme aponta a Hotel News Resource

Em comparação com a média global de viajantes que pretendem passar mais tempo em viagens no próximo ano, que é de 57%, entre os indianos, o número chega a 78%. Já na China a taxa fica em 76%, na Indonésia em 65% e no México em 64%.

A proporção de turistas que pretendem trabalhar durante a próxima viagem também é maior entre asiáticos e latino-americanos, com 60% na Índia, 57% na Tailândia, 53% na Indonésia, 47% na China e 41% no México. A pesquisa da SiteMinder indica, ainda, que esses números caem para 31% nos EUA e ficam na média de 25% na Europa e 22% na Austrália.

Outra questão latente é a tecnologia e, embora a pesquisa aponte que viajantes em todo o mundo acreditam que sua experiência de reserva e estada poderiam ser melhores caso empresas apresentassem mais soluções digitais, essa crença é mais forte na China e na Tailândia, chegando a 95% dos consumidores consultados, na Indonésia, atingindo 92%, na Índia, com 91% e no México com 85%.

Globalmente, as acomodações estão sendo procuradas como um destino em si, com 1 em cada 2 viajantes, especialmente os internacionais, buscando passar a maior parte do tempo em sua hospedagem na próxima viagem. Esse número é, novamente, maior entre os viajantes da Ásia e da América Latina, com 81% na Índia, 77% na Tailândia, 72% na Indonésia e 62% no México.

Tendências e preferências

A tecnologia interpreta um papel cada vez mais importante na indústria hoteleira. Na pesquisa da SiteMinder, os mercados asiático e latino-americano demonstram uma demanda tecnológica maior que os demais. Os viajantes de ambos os territórios são mais influenciados pelas redes sociais ao tomar decisões relacionadas às viagens e pelo menos 60% dos consumidores das duas regiões afirmam que usariam IA (Inteligência Artificial) para recomendações de acomodação. Enquanto isso, a Alemanha não chega a metade dessa taxa, com somente 23% das pessoas dispostas a utilizar essa ferramenta.

Outro dado relevante é a preferência por comunicação através de um dispositivo. Se existe a escolha entre deixar de lado o contato pessoal e se comunicar com a acomodação por plataformas digitais, grande parte dos hóspedes asiáticos e latino-americanos têm preferência pela segunda opção.

(*) Crédito da foto: jcomp/Freepik