Não é de hoje que destacamos que o investimento em tecnologia deve estar na lista de prioridades dos hotéis. As razões para adotar soluções inovadoras são muitas, como aumento da produtividade da equipe e melhorias na experiência do hóspede. A indústria de hospitalidade não é mais a mesma, logo, as operações também precisam acompanhar a evolução do mercado.

Soluções que surgiram como respostas às restrições impostas pela pandemia se perpetuaram como tendências, caindo nas graças de empresas e clientes. À medida que avançamos em 2023 e a crise vai ficando no retrovisor, continuaremos a ver empreendimentos hoteleiros alavancando seus processos por meio de automações.

Especialistas do setor apontaram algumas das principais tendências de tecnologia que pautarão os próximos passos da transformação digital do segmento de hospitalidade.

1- Ofertas de upgrades

Estratégia amplamente adotada pelo setor aéreo, a venda de adicionais e upgrades já é realidade na hotelaria. Um estudo recente da Oracle descobriu que 81% dos hoteleiros entrevistados esperam uma grande mudança no modelo de serviço entre agora e 2025, e 49% concordam fortemente que comodidades especiais e atualizações são essenciais para a receita.

Em paralelo, mais da metade dos consumidores (54%) afirmaram estar dispostos a pagar mais para escolher sua vista; 38% para escolher o quarto; e 32% para escolher o andar; etc. Essa personalização será cada vez mais comum no setor.

Cada ponto de contato oferece uma oportunidade para dar ao hóspede a experiência ideal. Mas, para conseguir isso, os hotéis precisam evoluir de modelos de negócios rígidos e isolados e se adaptar às novas expectativas dos hóspedes. Ao combinar estilos de acomodação e focar no bem-estar e na experiência, os hoteleiros também podem competir de forma mais eficaz com os aluguéis de curto prazo.

2- Automação como novo suporte de receita

Como comentado anteriormente, a automação se tornou essencial para a operação. Neste ponto, soluções como IA (Inteligência Artificial) ajudam a transformar a experiência do cliente e o dia a dia dos colaboradores. Com áreas administrativas pesadas, os sistemas inteligentes ajudam a aliviar as demandas manuais e otimizar processos.
Da mesma forma, a automação financeira pode equilibrar automaticamente as transações para auditorias diárias e descobrir quaisquer discrepâncias ou desequilíbrios de forma proativa.

O atendimento ao hóspede pode ser aprimorado por meio da automação baseada em IA, principalmente com aplicativos e chatbots que oferecem aos clientes uma opção digital para atender instantaneamente suas solicitações ou interagir com a equipe do hotel.

A tecnologia ainda pode ajudar os hotéis com o gerenciamento e novos fluxos de receita, seja coletando e analisando dados ou determinando o quarto, atributos e serviços auxiliares certos para cada hóspede. O machine learning é capaz de direcionar uma combinação precisa de ofertas de upsell iniciais e subsequentes que ajudam a maximizar a conversão, mantendo o hóspede envolvido durante todo o ciclo de reserva.

3- UX, autoatendimento e gameficação

A equipe do hotel deseja uma boa experiência de usuário em softwares internos, com maneiras rápidas e fáceis de uso. Com o alto turnover do setor, uma integração ágil é essencial, portanto, quanto mais ferramentas de autoatendimento, melhor.

O aprendizado orientado por aplicativos identifica os usuários iniciantes e os direciona passo a passo em suas tarefas, ajudando-os a aprender no trabalho e eliminando treinamento extra. Já a gameficação pode ser uma ferramenta aliada para reter talentos, tornando as tarefas do dia a dia mais agradáveis, com recompensas e incentivos para quem atingir metas.

Tabelas de classificação, comparando o desempenho dos funcionários com base em métricas relevantes, como check-ins e vendas adicionais ou limpeza de quartos, podem introduzir transparência e competição saudável, sem mencionar um pouco de diversão.

4- Ecossistemas de integração

A pandemia e os requisitos de segurança forçaram os hotéis a reduzir custos de implantação de novas funcionalidades, como check-in e check-out online, entrada sem chave e pedidos móveis. Agora, os hoteleiros buscarão por PMS em cloud com ferramentas de integração que os permitam inovar.

As propriedades sabem que, para se manterem competitivas e é preciso agilidade para “conectar” recursos a seu sistema PMS a partir de um ecossistema de tecnologias pré-integradas.

Simplifique o processamento de pagamentos incorporando-o aos sistemas principais, enquanto evolui com novas soluções fintech.

5- Tecnologia baseada em plataforma

Imagine uma plataforma unificada de tecnologia de hospitalidade que pode habilitar o gerenciamento de propriedades ou funções de gerenciamento central.

Essa plataforma é organizada logicamente em torno de domínios de negócios e pode aproveitar o poder da disponibilidade centralizada, tarifas e inventário, reservas, gerenciamento de perfil, gerenciamento de grupo, gerenciamento de configuração e geração de relatórios e análises.

Os módulos podem ser adotados gradativamente, independentemente da jornada começar pela gestão imobiliária ou pelas funções da marca, como fidelização, central de vendas ou distribuição.

O resultado é o acesso em tempo real aos dados de todos os departamentos: operações, vendas e marketing, distribuição e financeiro, tudo com uma visão única e completa do hóspede. Embora possa parecer um sonho distante, hoteleiros com visão de futuro já estão aproveitando essa abordagem baseada em plataforma para administrar suas propriedades com mais eficiência, maximizar receita e lucros e encantar seus hóspedes executando tarefas consistentemente com excelência.

(*) Crédito da foto: geralt/Pixabay