O setor de eventos é fundamental para a hotelaria e o turismo, visto que o público corporativo está entre os principais geradores de receita para hotéis e resorts do país. Assim, ao longo de 2023, o Novotel Itu Golf & Resort (SP) realizou 200 eventos, desde pequenas reuniões corporativas a grandes convenções, respondendo por 60% da receita total do hotel. No último ano, o resort recebeu mais de 100 mil turistas com a realização de eventos e programação de lazer, sendo 80% do público da capital paulista.

Cabe destacar que, com maior foco em eventos, o empreendimento movimenta e contribui com a economia local, com os meses de fevereiro, março, novebro e dezembro respondendo pela maior demanda. “Dessa forma, além do quadro atual de colaboradores fixos, que conta com 230 funcionários, é necessária a contratação de terceiros, gerando cerca de 500 empregos na região, além do consumo e compra de produtores locais”, afirma Carlos Jacobina, gerente geral do Novotel Itu.

Neste cenário, um dos diferenciais da propriedade é a flexibilidade para deixar o empreendimento totalmente exclusivo para a realização do evento do cliente, de acordo com a demanda, público e quantidade de apartamentos, seja na área interna do centro de convenções ou nas áreas externas.

Estrutura

Preparado para atender a diversos tipos de eventos, o Novotel Itu disponibiliza estrutura para acesso e montagem, docas, ganchos aéreos, sistema de cabeamento para geradores e fachada removível para acesso de máquinas ou caminhões. O centro de convenções do resort conta com 17 salas, sendo 12 para mini meetings, duas salas médias e um salão principal de 1 mil metros quadrados (m²).

Além disso, os participantes dos eventos podem vivenciar uma experiência de lazer com atividades como arco e flecha, circuito fitness, clínicas de tennis e beach tennis, quadra poliesportiva, complexo aquático com quatro piscinas, entre outras atividades.

Nas iniciativas ESG (Environmental, Social and Governance), o Novotel Itu é o primeiro resort a conquistar a mais importante certificação internacional de responsabilidade social e sustentabilidade. Entre as iniciativas, o principal destaque foi a eliminação da utilização de plásticos de uso único, evitando só em 2023 o descarte de 215 mil unidades de garrafas pet e copos plásticos, que impactariam negativamente o planeta por centenas de anos.

Entre as demais ações, estão a autossuficiência em energia, agora totalmente renovável, economia de água, compromisso com a redução das emissões de carbono e uso de madeira de reflorestamento para climatização das piscinas e aquecimento de água.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor