Incorporar práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) na operação hoteleira deixou de ser uma tendência e, agora, caminha para se tornar uma obrigação. Algumas pesquisas indicam que o nível de iniciativas sociais e sustentáveis são um fator que os hóspedes levam em consideração na hora de escolher suas estadas. Em 2023, quando completou cinco anos de história, o Novotel Itu Golf & Resort implementou novidades e melhorou as práticas já existentes na unidade.

Um dos principais feitos foi a eliminação completa de plásticos de uso único, incluindo garrafas, copos, canudos e itens de kits de amenidades. Essa ação evitou o descarte de quase 215 mil unidades de plástico, contribuindo para a redução do impacto ambiental. Além disso, o resort da Accor adotou práticas de reutilização de água, tratando mais de 4 milhões de litros de água cinza para descargas sanitárias e irrigação, além de captar água pluvial para uso no jardim.

Em termos de energia, o Novotel Itu opera com 100% de fontes renováveis, sendo parte do Mercado Livre de Energia, e utiliza 200 placas solares para aquecimento de água. A implementação de um queimador movido a biomassa para climatização das piscinas resultou em economia significativa de gás e na redução das emissões atmosféricas associadas à combustão.

Outras práticas incluem o uso de lenha reflorestada para equilibrar as emissões de CO2, compostagem de resíduos orgânicos para adubação do jardim, e a realização de ações sociais.

Políticas sociais

Parte da diária pet é doada para ONG ASPA, que acolhe centenas de cães abandonados. Em 2023, o valor arrecado foi próximo a R$ 50 mil. Além disso, no mês de junho, em parceria com a ONG Realidades, instituição que promove melhorias habitacionais como base de desenvolvimento a famílias e territórios vulnerabilizados da região, o resort  realizou uma ação social durante a festa junina.

A iniciativa promoveu a cultura do voluntariado (envolvendo mais de 45 voluntários) e totalizou mais de 200 horas dedicadas ao evento. Mais de 900 hóspedes participaram das brincadeiras nas barracas da festa e toda a arrecadação foi revertida em apoio à ONG.

Para 2024, o resort planeja adotar diferentes medidas, com a finalidade de contribuir com a conservação do meio ambiente. “Não estamos apenas reduzindo impactos negativos ao meio ambiente, mas também moldando o futuro responsável que todos ansiamos. Nosso compromisso com a natureza é inabalável, e continuaremos implementando práticas sustentáveis em todas as áreas operacionais, visando um futuro mais verde e consciente”, destaca Carlos Jacobina, gerente geral do Novotel Itu.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Novotel Itu Golf & Resort