Diante de um mercado em constante evolução, a Anuga Select Brazil, antiga Anufood Brazil, reunirá, entre os dias 9 e 11 de abril de 2024, as principais atualizações e novidades do setor de Alimentos & Bebidas no Distrito Anhembi, em São Paulo. O encontro, do qual o Hotelier News mais uma vez fará a curadoria de conteúdo, contará com a presença de diferentes players de toda a cadeia produtiva do varejo supermercadista e do food service.

Entre as novidades, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolveu o trigo tropical, um grão adaptado ao cerrado e que serve de alternativa para contornar a recente crise mundial do alimento. A companhia também é responsável pela uva Vitória, reconhecida pelo sabor e por não ter sementes.

“Em uma edição passada do evento, tive a oportunidade de ir ao Mercado Municipal de São Paulo e escutei um vendedor falando que a uva Vitória, desenvolvida pela Embrapa, era chilena. Foi quando tive a exata noção de que teríamos um grande desafio de comunicação. Por meio da parceria com a Koelnmesse, mostramos a importância da pesquisa no desenvolvimento do país”, diz André Souza Dutra, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa.

Virada de chave

Beni Piatetzky, diretor da Koelnmesse Brasil, explica que a empresa fez uma virada de chave em 2022, direcionando seu olhar para os pequenos e médios supermercados. “A Anuga foi muito assertiva nesse movimento. Agora, em 2024, com a entrada da marca mundial, entramos com mais força no que a gente faz de melhor, que é esse comércio entre quase 130 países onde temos representantes ou subsidiárias”, pontua.

“A previsão é crescer em mais de 30% da participação de supermercados de todo o Brasil, em especial os donos, gerentes, compradores e chefias de supermercados de bairro e vizinhança, reforçando o nosso DNA, com o jeito que o supermercadista gosta, neste perfil de varejo que é a maioria e que está em constante crescimento. O que faz um Supermercado ser Super, não é o tamanho da loja. É a qualidade”, declarou Clóvis Polese, diretor da Expo Supermercados.

Piatetzky também destacou o Espaço Descobertas, iniciativa da empresa Local.e, para levar ao mercado novidades de marcas ainda pouco conhecidas. “Criamos uma dinâmica na qual o expositor pode se apresentar até três vezes neste espaço. Depois, ele tem que sair e ir para um estante próprio. Somos uma feira B2B, mas ao mesmo tempo estamos falando de potenciais consumidores que visitam a Anuga em busca de novidades”, analisa. Essa união com a Local.e começou levando 15 marcas para o evento na segunda edição e deve levar 52 em 2024.

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News