Marcada para acontecer entre os dias 9 e 11 de abril, a Anuga Brazil deste ano trará muitas novidades. A feira, voltada ao setor de food service, tem como objetivo compartilhar atualizações e tendências de alimentos e bebidas. A edição de 2024 retorna ao Distrito Anhembi, em São Paulo, com novos espaços e conteúdos inéditos.

Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora do evento, destaca que com a entrada da marca mundial ganha ainda mais força o comércio entre quase 130 países onde a empresa possui representantes ou subsidiárias.

“O setor tem passado por um processo de modernização e diversificação, com o surgimento de novas tendências, como alimentos orgânicos, funcionais, plant-based, halal e gourmet e a Anuga Brazil está acompanhando tudo isso para um crescimento orgânico a cada edição”, comenta Polliana Claudino, gerente do evento.

Polliana ressalta ainda que a feira já conta com cerca de 90% da planta comercializada e projeta um crescimento de 30% em relação à última edição. O evento contemplará 500 marcas expositoras vindas de 25 países, com expectativa de reunir 16 mil visitantes nos três dias.

Marcando presença pela primeira vez, a Fambras, empresa certificadora Halal para segurança do alimento, terá destaque especial. O vice-presidente da empresa, Ali Hussein El Zoghbi, afirma que participar de um evento como a Anuga Brazil é fundamental por se tratar de uma vitrine importante para que os visitantes entendam o que é o Halal e o que ele pode representar em termos de oportunidade e lucratividade.

“É nosso interesse divulgar o conceito Halal (tudo o que é permitido de acordo com a religião islâmica) e promover o crescimento deste mercado, que com base no Relatório do Estado da Economia Islâmica Global 2023/24, movimentou, em 2022, cerca de US$ 2,29 trilhões (R$ 11,1 trilhões) nos segmentos de alimentação, fármacos, cosméticos, moda, entretenimento e turismo. Este volume representa um crescimento anual de 9,5% em relação a 2021”, destaca Zoghbi.

Outro elemento de destaque na Anuga Brazil será a 14ª ExpoAzeite 2024, um espaço com conteúdo exclusivo para os interessados do segmento. Patricia Galasini, organizadora e curadora da ExpoAzeite, afirma que o evento é o mais importante e tradicional do Brasil, uma vez que já foram expostos mais de 500 rótulos de azeite de oliva do mundo inteiro. “Neste ano, daremos destaque aos azeites de qualidade e que são comercializados no Brasil”, completa.

edição 2023

Edição 2023 do evento

Atrações

Entre as atrações da feira no que se refere à apresentação de conteúdos, a edição 2024 contará com:

  • 2º Workshop Açougue de Primeira – evento realizado pela Expo Supermercados, ideal para Proprietários, Gestores, Açougueiros e Especialistas em Carnes que buscam transformar seus negócios agora;
  • 3º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro – com a participação principais líderes, supermercadistas e empreendedores no Congresso Nacional de Supermercados de Bairro
  • Anuga Castpodcast realizado em colaboração exclusiva com a rede Food Service, com entrevistas, conteúdo enriquecedor e as perspectivas de renomados palestrantes;
  • Anuga StartUp Zone by Mango Ventures – apresentação de conteúdo de qualidade e oportunidades de networking exclusivas para a comunidade de startups do setor;
  • Auditório Principal e Auditório Food Trends – auditórios exclusivos com programação de alta qualidade;
  • Congresso ABIR com painel de Inovação – conversas e envolventes debates sobre inovação promovidos pela ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas);
  • Halal Zone – pavilhão exclusivo dedicado a produtos de alimentos e bebidas certificados Halal, em parceria com a certificadora Fambras Halal;
  • V Encontro ABRASEL – ESBRE – debates e discussões com especialistas do setor de bares e restaurantes;
  • Workshop “APEX by PEIEX” – programa que oferece um ambiente de aprendizado com conteúdo exclusivo, proporcionando experiência para impulsionar a presença global de marcas exportadoras.

Para a realização de negócios, a feira prepara as seguintes atrações:

  • Anuga Partner State – exposição de produtos de Rondônia, estado parceiro da Feira.
  • Coquetel de Networking Expositores e Compradores – momento ao final do dia para troca de ideias e negócios;
  • Espaço Descobertas – últimas tendências em alimentos e bebidas com a mentoria da Local.e!
  • Espaço Food Trends – pavilhão de 108 m², com 16 empresas nacionais com produtos inovadores;
  • Expo Azeite – conteúdo exclusivo e aulas show dedicadas ao segmento do azeite;
  • Mega Rodada de Negócios – três rodadas de negócios em apenas uma: a primeira com os hosted buyers, a segunda trazida pela Apex com compradores internacionais e a terceira pela FOHB, conectando o participante às principais redes hoteleiras do Brasil;
  • My First Anuga – incentivo a empresas de pequeno porte do setor participam pela primeira vez em uma feira de negócios;
  • Pavilhão Apex Brasil – com 189 m², a Apex Brasil apresentará 40 marcas nacionais inovadoras, revelando lançamentos e novidades;
  • Pavilhão Atmosfera Orgânica – o melhor do mundo orgânico no pavilhão em parceria com a Organis!
  • Pavilhão EMBRAPA – uma imersão em inovação, sustentabilidade e tecnologia no setor proporcionado pela EMBRAPA;
  • Pavilhão Vegan Experience by SVB – exposições, conteúdo e aulas show com produtos que possuem “Certificado Produto Vegano SVB”;
  • Pavilhões Internacionais – mundo da culinária internacional em pavilhões de mais de 25 países;
  • Prime Club – espaço com lounge VIP na feira: Wi-Fi exclusivo, catering de primeira classe e um ponto premium de networking;
  • Programa ‘We Take Care’ – com a expertise da Fulstanding são apresentadas opções para uma entrada suave no mercado, simplificando a importação e exportação;
  • Show Room Sindal de Equipamentos e Tecnologia – são 225 m² de inovação, um marco tecnológico no setor de food servisse, com soluções sustentáveis, inteligentes e personalizadas

A feira também é um lugar para experimentos degustativos, olfativos e visuais nas atrações denominadas Experiências Sensoriais, onde serão encontradas: Oficina da Pizza; 100 anos de Koelnmesse; 2º Campeonato de Pizzaiolo; Aplicativo de Celular Anuga Brazil 2024; Cooking Show Anuga Brazil; Oficina da Pizza; Prêmio ASB 2024 e Supermercado Modelo.

Para saber mais, acesse o link.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Anuga Brazil