No pós-pandemia, as experiências gastronômicas ganharam ainda mais importância, principalmente no setor hoteleiro. Elas complementam a experiência do cliente e contribuem diretamente para a boa avaliação dos empreendimentos. Por isso, a Anufood Brazil, dentro da programação do Espaço Hospitality Trends, destaca a importância dos drinks nessas experiências, além de elencar novas tendências para o segmento.

“Entre as principais tendências, estão as novas técnicas no preparo dos coquetéis. Uma das principais é a do pré-batching, na qual o profissional deixa o drink pré-pronto ou na temperatura de ser servido, finalizando com a guarnição e entregando para o cliente com maior agilidade. É algo muito forte, principalmente na hotelaria, que trabalha com equipes enxutas”, afirma Adriano Farias, bartender do Palácio Tangará, em entrevista ao Hotelier News.

“O setor carece de mão de obra especializada. E nessa técnica encontramos um meio de agilizar nossa operação. Acho que pode servir como uma saída, inclusive, para outros profissionais e empresas, que também não aplicam essa técnica. Fica como sugestão”, completa.

Para Farias, é importante discutir também quais os drinks da moda, porque isso reflete nas preferências dos consumidores. “Para mim, hoje, os principais drinks ainda são o negroni e o aperol. Atualmente, também ganhou muito espaço um drink chamado fitzgerald, que é pedido de maneira espontânea, sem necessidade de sugestão dos barmans”, conclui.

Considerações

Bruno Mascarenhas, chefe de Bares Corporativo do Grupo Tauá Hotéis, pontua que, nos últimos anos, a coquetelaria tem ganhado muito espaço. “Acredito que ela tenha se tornado protagonista em um terreno onde era muito negligenciada: nos hotéis, bares e restaurantes. Atualmente, a tendência, tanto em treinamento, quanto em molde das experiências, há um movimento mais forte nesse segmento, fazendo consultorias e garantindo que as equipes estejam muito bem preparadas”, afirma.

Anufood - Foto_Bruno_Mascarenhas

Mascarenhas fala de tendências da coquetelaria

Além disso, o profissional destaca que essas experiências com drinks têm se tornado um grande diferencial nas experiências gastronômicas. “Propostas interessantes contribuem muito, porque poucos conhecem sobre coquetelaria. As propostas são muito mais válidas do que os drinks criativos, inclusive. Os coquetéis precisam conversar com a proposta dos hotéis”, acrescenta.

Mascarenhas ressalta a importância de discutir o tema, porque é necessário proliferar informação e as experiências que vêm sendo promovidas. “Esse é um setor que talvez seja um pouco desencontrado. Alguns bares e hotéis não possuem área de bar. A importância de estar numa feira como a Anufood é enorme, porque ela começa a mostrar o diferencial desse segmento, porque precisamos esquecer a ideia de que o bar é secundário”, endossa.

Por fim, ele diz que não são todos os empreendimentos hoteleiros que conseguem entregar boas experiências de coquetelaria. “Essa tendência precisa ser um pouco mais ativa nos hotéis, contribuindo mais com a receita. Faça um bar de qualidade, em cidades pequenas, e abram para o público externo.

O painel, que acontece no dia 13/04 às 16h, contará com mediação de Paulo Jacovos, presidente da ABB (Associação Brasileira de Bartenders) e participação do mixologista Spencer Amareno Jr.

Serviço

Anufood Brazil
Data: 11 a 13 de abril
Horário: 10h às 19h
Local: Distrito Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Jardim São Bento, São Paulo/SP

(*) Crédito das fotos: Arquivo pessoal
(**) Na capa: Adriano Farias
(***) Na foto interna: Bruno Mascarenhas