A visão dos hoteleiros sobre a Gastronomia no setor passou por grandes mudanças nos últimos anos, indo de vilão ou mal necessário para mocinho e fonte imprescindível de renda. Por este motivo, a hotelaria tem ficado cada vez mais atenta às constantes mudanças e tendências do segmento, desde a escolha dos pratos e ingredientes até a gestão de resíduos, boas práticas e fornecimento. Para suprir essa demanda, o tema será discutido na 4ª edição da Anufood Brazil, que acontece entre 11 e 13 de abril no Distrito Anhembi, em São Paulo.

De acordo com Marcelo Traldi, professor e consultor hoteleiro do Senac São Paulo, a palestra Tendências da Gastronomia na Hotelaria abordará o atual contexto, os novos cenários que surgiram e o comportamento de consumo. As possibilidades e alternativas técnicas também serão foco da discussão, assim como novos equipamentos e apresentação de produtos. “Além disso, vamos tratar do cenário de mão de obra, que está bastante complicado no mundo inteiro, em especial após a pandemia”, acrescenta.

Marcelo-Traldi

A&B amplia pontos de interação com hóspede, diz Traldi

O comportamento de consumo e suas frequentes mudanças, por sua vez, serão destaque da palestra, que acontece no espaço Hospitality Trends. “Vamos abordar novos modelos de negócios e formas de atender às diferentes demandas de cada hotéis. Discutiremos a flexibilidade na construção de produtos, serviços e canais de entrega e adaptação desses para diferentes tipos de públicos”, complementa Traldi.

Nessa questão, o chef Onildo Rocha contribui para o painel da Anufood focando no elemento cultural que a gastronomia proporciona à hospitalidade e ao turismo como um todo. “O que as pessoas hoje querem encontrar nos destinos? Não querem mais ir para uma praia do nordeste comer confit de pato ao foie gras. Quem quer isso, deve ir para a França. Portanto, iniciou-se uma discussão e um trabalho sobre isso, mas falta força nesse sentido. O Brasil é dividido por regiões riquíssimas culturalmente e precisamos enaltecer o que tem de bom em cada uma”, salienta.

Importância 

Em relação à importância que essas discussões têm para a hotelaria, ambos os profissionais reforçam a mudança de perspectiva dos hoteleiros sobre o departamento. “É engraçado como o olhar muda”, comenta Rocha. “O A&B sempre trouxe muitos recursos, o problema é que ele era encarado de forma prejudicial. Isso porque não se estudava o suficiente para aperfeiçoá-lo, garantindo que atingisse seu máximo potencial”, explica o chef.

“Afinal, a principal garantia que temos de um hóspede quando viaja é que ele irá se alimentar, se ele vai fazer passeios, ir em eventos ou outro tipo de atividade, não sabemos”, frisa Rocha. “Que bom que as coisas evoluíram, que os olhares mudaram e que o A&B passou a ser reconhecido pelo que ele sempre foi: uma alavanca financeira para hospedagem”, completa.

Complementando essa ideia, Traldi destaca a importância do departamento na relação com os hóspedes. “Além de ser um ponto de contato extremamente positivo, é um que você tem diversas interações com o consumidor durante muito tempo. Na recepção ou com o manobrista, são apenas cinco minutos de interação cada. No restaurante, há o café da manhã, o almoço, o coffee break, o jantar, cada um desses durando horas”, explica o professor.

“O A&B também pode ocupar muitos espaços do hotel para geração de renda, o que é uma grande vantagem”, pontua o consultor. “Isso porque ao possibilitar novas oportunidades de desenvolvimento de produtos, também se garante novos pontos de interação com o hóspede. Com isso, o departamento é extremamente importante para a percepção e experiência do consumidor”, finaliza.

O painel acontece no dia 12 de abril (quarta-feira) às 14h30. Além de Rocha, o debate da Anufood também contará com participação de Rodrigo Malfitani, gerente de Operações do Grupo Frutaria e Rodolfo Vieira, gerente geral Corporativo de Gastronomia da Aviva, com mediação de Traldi.

Serviço

Anufood Brazil
Data: 11-13 Abril, 2023
Horário: 10h às 19h
Local: Distrito Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Jardim São Bento, São Paulo/SP

(*) Crédito da capa (Onildo Rocha): Arquivo pessoal
(**) Crédito da foto de Marcelo Traldi: Peter Kutuchian/Hotelier News