Com a retomada do turismo e da hotelaria, a Gastronomia ganhou ainda mais destaque como elemento chave na experiência do viajante. Neste cenário, os pequenos produtores têm aparecido como uma alternativa na estratégia de empresas e empreendimentos, a fim de garantir maior qualidade e fortalecer a produção local. Assim, a 4ª edição da Anufood Brazil, que acontece entre 11 e 13 de abril no Distrito Anhembi, em São Paulo, trará o tema para as discussões que envolvem o segmento.

Anufood - Georges_Schnyder

Schnyder: produtores locais são opção sustentável

O tema será discutido no Espaço Hospitality Trends, que receberá uma série de palestras durante a Anufood. “Hoje, o modelo que nós temos é um sistema alimentar que favorece as grandes produções, a agricultura industrial. Esse sistema foi criado com a necessidade de resolver um problema que o mundo estava enfrentando após a Segunda Guerra Mundial. Essa alternativa, que no início foi uma solução, acabou criando alguns desafios, como a manutenção da sustentabilidade e do custo logístico”, diz Georges Schnyder, diretor da Prazeres da Mesa, em entrevista ao Hotelier News.

“Se analisarmos bem, podemos constatar que muitas empresas valorizam a territorialidade para preservar a origem e a sanidade do alimento. O que buscamos, junto aos produtores locais, é garantir uma opção com menos impacto ao meio ambiente e melhor remuneração ao produtor rural. Além disso, a valorização dos pequenos produtores também faz parte do conceito de sustentabilidade proposto pela agenda ESG global. Por isso é tão importante discutir esse tema”, acrescenta.

Novas experiências

Marcos Livi, chef do Grupo Bah, destaca que os produtores locais também estão associados à identidade dos destinos. “Quando você vai a uma determinada região, a tendência é de que consuma o que é produzido lá: pratos típicos, ingredientes regionais. E isso tem sido cada vez mais valorizado”, pontua.

“É mais óbvio e lógico consumir matérias-primas e insumos do seu vizinho, e isso afeta a cadeia do turismo como um todo, principalmente quando falamos de destinos gastronômicos.”, enfatiza.

“Por exemplo, aqui na Serra Gaúcha existem várias queijarias artesanais. Se eu conecto o produto ao meu cardápio, o hóspede prova e procura conhecer onde aquele ingrediente foi produzido. A cadeia acaba se retroalimentando. Quando você valoriza o pequeno produtor, faz a roda do turismo girar, alimentando a hotelaria, comércio local e tudo que envolva o setor”, finaliza o chef.

O painel acontece no dia 13 de abril às 14h30. Além de Schnyder e Livi, o debate também contará com participação de Marcelo Picka, presidente da Resorts Brasil, e mediação de Claudio Schapochnik, fundador e CEO do Que Gostoso!

Serviço

Anufood Brazil
Data: 11-13 Abril, 2023
Horário: 10h às 19h
Local: Distrito Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Jardim São Bento, São Paulo/SP

(*) Crédito das fotos: Arquivo pessoal