Em tempos tão digitais quanto os que vivemos, para sair à frente não existe outro caminho que não uma análise de dados eficiente, que guie os gestores para uma tomada de decisões mais eficiente. O Hotelier News já havia avisado que a gestão baseada em dados estava no horizonte hoteleiro e, agora mais do que nunca, ela precisa ser levada em consideração, como aponta artigo do Hotel News Resource.

Mas, a pergunta que fica é:

Como utilizar a análise de dados?

Experiência personalizada: o viajante moderno busca mais do que apenas um lugar para ficar. Ele deseja experiências adaptadas às suas preferências, especialmente no mercado de luxo. Uma boa análise de dados é capaz de identificar as preferências dos hóspedes com base no que eles consumiram em viagens recentes. Por exemplo, se um hóspede regular escolhe quartos em andares mais altos com frequência e pede sempre um vinho específico, essas informações podem ser usadas para aprimorar a próxima visita e oferecer um quarto com vista no último andar e uma garrafa do tal vinho favorito como cortesia pode fazer toda a diferença. 

Preços dinâmicos: a indústria hoteleira pode se beneficiar muito dos preços dinâmicos. Com análise de dados eficiente, é possível tomar decisões mais inteligentes quanto às tarifas, levando em consideração variáveis como eventos locais, preços dos concorrentes e demanda geral do mercado. Por exemplo, durante períodos de baixa demanda, o hoteleiro pode oferecer descontos especiais para garantir maior taxa de ocupação, garantindo otimização da receita.  

Marketing mais eficiente: ao analisar os dados dos hóspedes, os hotéis podem segmentar seu público, projetando campanhas que ressoem com grupos específicos. Se a análise de dados revelar um aumento nas reservas de grupos de amigos durante as férias, por exemplo, os hotéis podem lançar promoções voltadas para estudantes universitários, garantindo a conversão daquela gama de potenciais clientes.

Operações aprimoradas: a eficiência operacional de um hotel é peça chave para otimizar o lucro hoteleiro, e a análise de dados pode fornecer insights preciosos sobre diversas métricas operacionais. Por exemplo, se os dados mostrarem um aumento nas encomendas de café da manhã entre 8 e 9 da manhã, o escalonamento de funcionários e o inventário podem ser ajustados de acordo, garantindo um serviço rápido e minimizando o desperdício.

Gestão de inventário: superlotação ou sub-lotação pode ser um pesadelo financeiro para hotéis, e a análise ajuda a antever períodos de alta ou baixa demanda, permitindo que os hotéis ajustem a disponibilidade de quartos ou até mesmo fechem certos tipos de UHs. Isso garante um inventário equilibrado, reduzindo as chances de perda de receita devido a superlotação ou quartos vagos.

Análise de mercado: a indústria de hospitalidade é extremamente competitiva e, para sair à frente, a análise de dados em tempo real sobre preços dos concorrentes, avaliações de hóspedes e ofertas promocionais podem ser utilizadas pelo hoteleiro para medir a viabilidade dos preços e promoções praticadas em seu próprio negócio. 

(*) Crédito da foto: our-team/Freepik