Em reabertura gradativa, a AFPESP (Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo) vem retomando as atividades de suas unidades de lazer desde julho. O retorno das operações vai de acordo com as flexibilizações dos municípios dentro da capacidade permitida de ocupação. Neste novo momento, a entidade também inicia os processos de integração de ferramentas da Oracle Hospitality, em parceria firmada no ano passado.

Com 21 unidades de lazer e hospedagem, a AFPESP reabriu os empreendimentos em São Lourenço, Poços de Caldas e Amparo, com taxa de ocupação de 30% (30 apartamentos), 40% (35 apartamentos) e 40% (33 apartamentos), respectivamente em agosto. Em julho, foi a vez de Campos do Jordão, Serra Negra, Ubatuba e Capital. “Tivemos o imprevisto da pandemia, que veio para causar um tumulto grande no setor de hotelaria. Todos sabem que o turismo foi o primeiro a parar e será o último a voltar a normalidade. Entretanto, estamos contentes com nossas reaberturas e as expectativas são boas”, diz Álvaro Gradim, presidente da Associação.

Atualmente, a entidade já possui 11 unidades abertas e, em dezembro, mais duas devem retomar as atividades. Gradim revela que a procura por hospedagens está alta, principalmente aos finais de semana. “Estamos com ocupação total. Nosso sistema de reservas é feito pela internet e dia 2 de novembro começaremos a comercializar datas para março de 2021”.

Para as unidades de Maresias e Caraguatatuba, previstas para reabrir em dezembro, a previsão é de retorno com 100% de ocupação devido à alta temporada de verão. “Tenho certeza que voltaremos lotados”, aposta o presidente.
Fechadas em março, as unidades de lazer ainda contavam com associados hospedados e reservas feitas. Aqueles que realizaram compras em datas paralisadas, a AFPESP disponibilizou créditos para usos futuros com flexibilidade de escolha da propriedade no período de até 12 meses.

As tarifas foram mantidas nos valores pré-pandemia mesmo aos finais de semana e feriados. Com diárias diferenciadas, a AFPESP permite que associados paguem pela estada em até 10 vezes. “Antes, havia algum aumento para algumas unidades para datas concorridas como o Dia das Crianças, mas tudo isso foi cancelado”, explica Gradim.

AFPESP - retomada - Álvaro Gradim

Gradim: estamos contentes com nossas reaberturas e as expectativas são boas

AFPESP: melhorias e aberturas

O presidente também afirma que todas as unidades passaram por reformas e melhorias no período de paralisação. Os empreendimentos sofreram atualizações na cozinha, troca de ar condicionado, manutenção e pequenos reparos de infraestrutura como piso, estacionamento e telhado.

“Aproveitamos o período para dar continuidade nas obras da segunda unidade em Peruíbe, que deve ser entregue dia 15 de dezembro. A previsão é que em janeiro ela esteja mobiliada e decorada”, revela Gradim. A propriedade foi adquirida pela gestão passada e terá oferta de 40 apartamentos. O hotel foi comprado há dois anos e passou por reforma completa, com nova lavanderia, quartos, sistema elétrico e hidráulico. “É um prédio autossuficiente que servirá como retaguarda para a primeira unidade do destino”.

Além de Peruíbe, a AFPESP adquiriu outros dois imóveis em Poços de Caldas, um dos municípios mais procurados por associados. Os prédios serão transformados em uma propriedade única, com mais de 100 UHs. Com o projeto em fase de finalização, a previsão é de que as obras comecem em 2021.

Novas Ferramentas

Nos dias 31 de julho e 3 de agosto, o time responsável pela gestão e implementação do ERP AFPESP (Planejamento de Recursos Empresariais) realizou um treinamento, na sede social, para os gerentes das unidades do Guarujá, Serra Negra, Ubatuba, Campos e Capital. A capacitação foi voltada aos departamentos de Controladoria e Central de Relacionamento, cujo objetivo foi iniciar o uso de duas ferramentas para integração com Oracle NetSuite.

Já a operação de integração com a Hospitality Opera e Simphony, da Oracle nas unidades de lazer teve início em 19 agosto no Guarujá. Em seguida, foi a vez de Serra Negra, Ubatuba, Campos do Jordão e Poços de Caldas. Os próximos empreendimentos que farão os processos serão: São Lourenço, Amparo, Ibirá e Avaré.

Vale lembrar que o software Oracle Hospitality Opera fornece um sistema de gerenciamento hoteleiro, permitindo aumentar a eficiência operacional. Já o Oracle Hospitality Simphony traz suporte para as operações dos pontos de venda das unidades, com relatórios completos e controle de custos.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/AFPESP