A tecnologia não vem apenas ganhando espaço nas operações hoteleiras, mas também na preferência dos hóspedes. De acordo com uma pesquisa realizada pela Oracle Hospitality, realizado com 5,2 mil consumidores e 633 executivos hoteleiros na primavera do hemisfério Norte, 73% dos viajantes preferem hotéis com serviços de autoatendimento para check-in, check-out, pagamento, room service, entre outros pontos da experiência de hospedagem.

De acordo com o estudo, realizado em parceria com a Skift, 95% das pessoas planejam viajar nos próximos seis meses. Os viajantes também procuram personalizar ainda mais sua jornada com a escolha de quartos e andares, além do pagamento por comodidades desejadas ou selecionar as propriedades no metaverso (68%).

Outros 74% estão interessados ​​em hotéis que usam Inteligência Artificial para melhor adequar serviços e ofertas, como preços de quartos ou sugestões e descontos de alimentação. Quase 40% dos executivos de hotéis enxergam esse modelo ‘desagregado’ como o futuro da gestão de receitas hoteleiras.

Já 38% desejam um modelo totalmente self-service, com funcionários disponíveis apenas mediante solicitação; 39% preferem solicitar serviço de quarto pelo telefone ou por um chatbot e 49% também estão procurando pagamentos sem contato (apenas 5% querem pagar em criptografia).

A escassez de mão de obra continua sendo um dos principais problemas do setor, mas os hoteleiros estão trabalhando para incorporar novas tecnologias para aliviar a pressão sobre os hóspedes e funcionários. Dito isto, 65% dos executivos disseram que incorporar novas tecnologias para a equipe descreve melhor sua estratégia para enfrentar a falta de profissionais especializados e atrair novos talentos.

Cerca de 96% estão investindo em tecnologia sem contato, com 62% observando que “uma experiência totalmente sem contato” provavelmente será a solução mais adotada no setor nos próximos três anos. Já 54% acrescentaram que sua maior prioridade é adotar tecnologias que melhorem ou eliminem a necessidade da experiência de recepção até 2025.

A visão do hóspede

Do total de respondentes do levantamento da Oracle, 39% afirmam esperar ter uma experiência contactless para todas as transações básicas do hotel (check-in, check-out, A&B, chaves, etc). Outros 34% disseram que a falta de funcionários e o serviço lento resultante seriam o impedimento número 1 para remarcar uma reserva.

No entanto, apenas 23% observaram que a falta de limpeza diária do quarto é um problema, mostrando que os consumidores aceitaram que esse pilar pré-pandemia nunca mais voltará.

A pesquisa da Oracle também aponta que 45% afirmam que o acesso ao entretenimento sob demanda com conexão às suas contas pessoais de streaming ou jogos é item obrigatório durante sua hospedagem. Da mesma forma, 45% dos executivos de hotéis disseram que essa configuração de entretenimento no quarto é o que eles provavelmente implementarão até 2025.

Cerca de 77% dos viajantes estão interessados ​​em usar mensagens automatizadas ou chatbots para solicitações de atendimento ao cliente em hotéis; 43% querem controles ativados por voz para todas as comodidades em seus quartos (luzes, cortinas, fechaduras, etc.) e 25% querem controles de ambiente que ajustem automaticamente temperatura, iluminação e até arte digital com base em preferências pré-compartilhadas.

(*) Crédito da foto: kaboompics/Pixabay