Accor reforça ações contra desperdício de alimentos
30 de setembro de 2022No Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos — comemorado em 29 de setembro — empreendimentos da Accor na América do Sul reforçam seu compromisso em mitigar impactos no meio ambiente. Considerando o alto índice de refeições servidas em suas propriedades, a rede busca reduzir ainda mais o desperdício de alimentos em suas operações.
São servidas cerca de 150 milhões de refeições por ano nos hotéis do grupo francês, que busca ações concretas para operar de forma sustentável seus departamentos de A&B (Alimentos & Bebidas). Meta é reduzir em 30% a perda de alimentos em cada unidade, considerando a volta dos serviços de buffets, eventos e demais modalidades de consumo.
“A sustentabilidade está no centro da estratégia global da Accor. Logo, desenvolvemos iniciativas em várias esferas para contribuir com a proteção do planeta e sensibilizar os colaboradores dos escritórios e hotéis ao redor do mundo sobre o papel de cada um”, afirma Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade da Accor América do Sul.
Cases em destaque
O portfólio sul-americano da Accor reúne uma série de cases de sucesso quando o assunto é sustentabilidade. Entre eles, o Pullman São Paulo Guarulhos Airport fez alianças que ajudam na redução do desperdício de alimentos. “Encontramos um parceiro para destinar corretamente os alimentos que seriam descartados, que é a startup Comida Invisível. Assim, contribuímos com a ONG Núcleo Batuíra, de Guarulhos, que apoia famílias em situação de insegurança alimentar”, explica Matheus Cunha, gerente operacional do hotel.
No Chile, o ibis budget Santiago Manuel Montt, desde que as medições começaram em maio deste ano, já conseguiu reduzir a perda de alimentos em 75%, graças ao treinamento constante da equipe e de sua aliança com Karubag, que não apenas coleta itens para reciclagem, mas também compostagem de resíduos orgânicos.
“Observar quais práticas podemos implementar é um processo diário, e nossa equipe está envolvida e comprometida com estas ações. Nosso foco principal é o café da manhã, melhorando a oferta com menos produtos embalados e qualidade elevada, o que gerou forte impacto nas nossas estatísticas. Ainda criamos um espaço para os mesmos hóspedes participarem da compostagem dos orgânicos, incluindo a todos na transformação sustentável”, diz Gabriel Camera, gerente geral do ibis budget Manuel Montt.
Já na Colômbia, o Sofitel Legend Santa Clara, em Cartagena, trabalha com a questão da perda de alimentos desde 2017, com medições diárias em seus dois restaurantes, atingindo uma redução de 73% neste período. A gestão alimentar, liderada pelo chef Dominique Oudine foi muito além da utilização de fornecedores locais, que ultrapassa os 90%, ao criar feiras para promover os seus empreendimentos, fortalecer a horta própria e usar brotos nas suas cozinhas — aproveitando, inclusive, sementes e a pele do tomate para receitas especiais.
Ainda é feito um controle rigoroso do prazo de validade dos alimentos, elaboração de menus diários, venda de sacos de pão a preços acessíveis aos colaboradores do hotel e são assinados acordos com associações como a Colombia Food Foundation para doação de alimentos a comunidades vulneráveis. Os resíduos orgânicos das sobras passam por uma compostagem, com o apoio das freiras Clarissas, que originalmente viviam na propriedade histórica, para posteriormente serem utilizadas nos jardins do hotel.
“O desafio maior é alinhar a equipe nessa dinâmica, com grande foco no controle para aproveitar ao máximo cada ingrediente em sua totalidade. É sobre retomar as práticas dos nossos avós e valorizar cada os alimentos”, acrescenta o chef Oudine. No Peru, o ibis Styles Lima San Isidro começou a medir a perda de alimentos em junho e conseguiu uma redução de 48%.
A Accor globalmente, além de usar uma plataforma online para carregar essas medições e manter o controle, implementou uma ficha de ação para combater a perda de alimentos de acordo com suas dificuldades de implementação, investimento e impacto. A cartilha inclui ações durante o preparo dos alimentos, para futuras alterações no cardápio, no atendimento diário, buffets e eventos, e depois na reciclagem, compostagem e alianças com aplicativos como Too Good To Go.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor