Os resultados financeiros de toda rede já publicamos ontem (24). Agora, detalharemos alguns números da operação na América do Sul, assim como os objetivos para 2021. Tudo foi revelado em coletiva de imprensa online encerrada há pouco. Participaram do encontro as principais lideranças da rede francesa para a região, casos do recém-nomeado CEO Thomas Dubaere; Abel Castro, vice-presidente sênior de Desenvolvimento e Novos Negócios; André Sena, Chief Digital Officer; e Mauro Rial, Chief Financial Officer, entre outros.

A Accor transmitiu uma visão conservadora em relação à retomada. Dubaere, por exemplo, vê o retorno aos padrões pré-pandemia em algo próximo a dois anos. Até lá, a rede francesa elevará esforços para aumentar a personalização da experiência do cliente por meio do ALL (Accor live Limitless) e vê as conversões como uma boa alternativa para expandir na região. Para tal, a empresa aposta na recém-lançada soft brand by Mercure, que fez a primeira abertura mundial em Olímpia, em furo antecipado pelo Hotelier News.

“A retomada tem diferentes ritmos: o doméstico e o lazer está mais rapído. O corporativo internacional vai voltar gradualmente, mas vai demorar. Ao mesmo tempo, nossos principais clientes no segmento são locais e nossos hotéis já recebem uma demanda de corporate“, observou Dubaere. “O segmento Mice será como o internacional, mas estamos investindo em infraestrutura para promoção de eventos híbridos. Então, não precisa esperar um ano e meio para essa retomada no setor. Pode ser agora”, completa.

Com o sucesso do Room Office, outra frente que a Accor deseja explorar é o chamado anywhere work, o que passa também pelo recém-lançado Wojo. “A ideia é otimizar melhor os espaços dos nossos hotéis”, reforça Dubaere. “O Room Office foi um sucesso e expandiu para outras regiões em que atuamos. Para 2021, nossa ambição é ter 100 hotéis na região ofertando o serviço, com cobertura completa da rede até o fim do ano que vem”, acrescentou Sena.

Accor e o ecossistema

Já Castro destacou que, mesmo com a grande crise sanitária no mundo, a Accor continuou expandindo globalmente – e na América do Sul. Na região, a rede francesa encerrou 2020 com 393 hotéis (62 mil apartamentos), com 14 inaugurações no período (1,5 mil quartos), das quais oito foram no Brasil. Há ainda outras 97 propriedades no pipeline, informou o executivo. “Muito em breve chegaremos a essa importante marca de 400 hotéis na América do Sul. Mais ainda, essas quase 100 unidades no pipeline garantem nosso futuro nos próximos anos”, completou.


Accor - balanço 2020 América do Sul

Accor América do Sul 2020

Receita: € 76 milhões (-58% vs 2019)
RevPar: -62,5% vs 2019
Ocupação: 23% (-34 pts vs 2019)
Total de hotéis na região: 393
90% estão operando

Desenvolvimento

14 aberturas
80% marcas econômicas e 8 delas no Brasil
13 assinaturas de novos contratos
85% marcas econômicas
Das 14 aberturas, 80% contratos de franquia
Das novas assinaturas, 85% contratos de franquias


Das 14 aberturas do ano passado, 80% foram no segmento econômico. “E continuará sendo assim, porque há várias cidades secundárias que podem ter desenvolvimento hoteleiro a explorar nesse segmento. Além disso, 20% foram contratos de management e 80% de franquia”, comentou Castro, acrescentando que a Accor assinou 13 hotéis ano passado (15% management e 85% franquias). “Essa é a estratégia que seguiremos, com muito desenvolvimento com franquias pela região, usando mais esse modelo para praças secundárias e contratos de gestão para capitais e grandes centros urbanos”, revela.

Dentro desse plano estratégico, uma das apostas da Accor será a soft brand by Mercure. “Com esse endosso, vamos buscar conversões de hotéis independentes na região. No Brasil, por exemplo, esse segmento responde por 70% do mercado, então há muitas oportunidades”, disse Castro. “No modelo, os empreendimentos passam a fazer parte do nosso ecossistema, com acesso a nossa plataforma de distribuição e de compras e aos nossos padrões operacionais por meio dos manuais de franquia”, finaliza.

Por fim, Castro informou algumas das inaugurações previstas para 2021. São elas:

  • MGallery Pipa (mês que vem)
  • JO&JOE Largo do Boticário (final do ano)
  • Sofitel Baru Cartagena (2º trimestre)
  • SLS Buenos Aires (2º trimestre)
  • Mgallery Costanero Montevidéu (mês que vem)

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Accor