Já não é de hoje que a sustentabilidade é tema central na gestão de negócios no segmento da hotelaria. Em tempos de ESG, o consumo de água é um assunto sempre presente nas discussões do setor e a Accor não é exceção. No ano passado, a gigante francesa chegou até a comemorar a redução no uso de recursos hídricos em suas propriedades.

Foi pensando nisso que a Accor decidiu fazer parte de uma iniciativa liderada pelo pacto global da ONU — o CEO Water Mandate. O objetivo da iniciativa é mobilizar líderes de empresas de diversos segmentos em torno do consumo consciente de água.

A empresa tem trabalhado em três frentes: quantidade e qualidade da água, cadeia de valor de A&B (Alimentos & Bebidas) e envolvimento dos hóspedes.

O primeiro pilar visa não só tornar mais eficiente o consumo do recurso como também evitar a contaminação por produtos químicos e microplásticos. Exemplo disso é o Mövenpick Petra, que converteu 90% de suas banheiras em chuveiros. A ação integra o Plano de Água da Accor, para reduzir o consumo em 15% até 2025.

O segundo pilar diz respeito a pegada hídrica da operação no segmento de A&B e passa pela redução do desperdício, uma vez que mais da metade dos resíduos gerados por um hotel tem origem alimentícia. Também estão no plano a oferta de experiências gastronômicas que incorporem sustentabilidade, além da promoção de práticas de fornecimento sustentável. Nesta frente, a empresa firmou parceria com a BE WTR, para eliminar garrafas de água feitas de plástico de todas as propriedades da Accor.

No quesito envolvimento dos hóspedes, a ideia é poupar até 4% do consumo de água do grupo. O que será feito através da distribuição de pontos em seu programa de fidelidade para quem optar por uma menor frequência de limpeza dos quartos.

Brune Poirson, Chief Sustainability Officer da Accor, chamou atenção para a necessidade de iniciativas nesse sentido: “Quando pelo menos 50% da população mundial vive sob condições de grande escassez de água durante pelo menos um mês do ano, não podemos operar hotéis como fazíamos antes”, comentou.

Brune também destacou que “a água é um recurso vital que sustenta as nossas operações, a nossa cadeia de valor e o bem-estar das comunidades que servimos”.

O CEO Water Mandate

A iniciativa foi criada em 2007, fruto de uma parceria entre o Pacific Institute e o secretário geral da ONU e reúne outras gigantes do setor. Alguns exemplos são: Hilton, que assinou o documento ainda em 2017, o InterContinental Resorts International, que apoia a iniciativa desde 2020 e possui status de membro na Water Resilience Coalition, e o Radisson Hotel Group que integra a lista de empresas participantes desde 2014.

As empresas que participam da iniciativa devem contribuir financeiramente de acordo com a sua capacidade de geração de receitas. Empresas com faturamento inferior a US$ 25 mi ao ano devem contribuir com US$ 1.250. Já empresas com receitas que superem US$ 5 bi devem contribuir com US$ 20 mil.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor