No dia 22 de março, se comemora o Dia Mundial da Água. E a Accor, reforçando suas iniciativas ESG (Environmental, Social and Governance), anunciou que as ações implementadas nos hotéis das Américas resultaram em uma economia de mais de 1,5 milhão de metros cúbicos (m³) de água. Entre as metas estabelecidas pela gigante francesa, destaca-se a redução de 45% no consumo até 2030, em comparação com o ano passado.

Além disso, a companhia está trabalhando para aumentar a rastreabilidade e a colaboração com fornecedores locais responsáveis, visando assegurar que suas ações não impactem negativamente as comunidades. Essas ações estão alinhadas com o padrão da Alliance for Water Stewardship, colaboração global que inclui empresas, ONGs e setor público, que adotam medidas para contribuir para a sustentabilidade dos recursos hídricos.

Ações

Entre as principais iniciativas que contribuíram com o resultado, estão:

Sistemas de economia de água: 92% dos hotéis da Accor nas Américas já contam com esse recurso

Captação, tratamento e reuso da água da chuva: mais de 185 empreendimentos da rede no Brasil instalaram sistemas para captar, tratar e reutilizar a água da chuva, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos.

Eficiência hídrica: reguladores de vazão foram instalados em 97% dos hotéis junto com descargas dualflux em 78% das unidades, promovendo o uso responsável da água.

Alternativas sustentáveis: em regiões onde o tratamento de esgoto é limitado, os hotéis da Accor implementaram soluções como mictórios sem água e estações de tratamento de esgoto. Essas iniciativas não só promovem a sustentabilidade ambiental, mas também auxiliam no desenvolvimento de infraestrutura local, proporcionando soluções inovadoras para desafios específicos da região.

Reutilização de água cinza: estações de tratamento de agua cinza foram instaladas em mais de 45% hotéis da rede, permitindo o tratamento e reutilização para fins como irrigação de jardins e descarga de vasos sanitários. Seguindo essa iniciativa, o Novotel Itu Golf & Resort (SP) reutilizou 4,4 milhões de litros de água cinza em 2023.

Promoção do uso consciente: em vários hotéis da Accor, há dispensadores de água e garrafas reutilizáveis disponíveis para hóspedes e funcionários, promovendo uma abordagem responsável ao consumo de água e eliminando o uso de plástico descartável na experiência dos hóspedes. Atualmente, 85% das propriedades das Américas implementaram essa prática, eliminando mais de 57 itens de plástico de uso único. Hotéis como Mercure Belo Horizonte Lourdes e o ibis Maringá, no Brasil, e Novotel Santiago Providencia e Novotel Santiago Vitacura, no Chile, adotaram essa iniciativa.

“Nossa abordagem responsável em relação à água envolve a implementação de tecnologias inovadoras para aprimorar seu uso e reduzir o desperdício, tanto entre nossos colaboradores quanto nossos hóspedes. Essas práticas não apenas preservam recursos, mas também geram uma economia significa de custos operacionais. Desde a gestão hídrica, eliminação do plástico de uso único até o bem-estar animal e a redução da pegada de carbono, nossa estratégia de sustentabilidade abrange diversas áreas, demonstrando nosso compromisso holístico com o planeta e as comunidades locais”, diz Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy.

(*) Crédito da foto: RonPorter/Pixabay