No início de março, quando os resultados financeiros de 2022 foram divulgados, a Accor enfatizou que a expectativa para 2023 era repetir a boa performance do ano passado. Bem, se a rede francesa continuar no mesmo ritmo do primeiro trimestre, é bem provável que a meta seja cumprida. Nos três primeiros meses do ano, a multinacional hoteleira faturou € 1,139 bilhão, avanço de 54% na comparação anual. Embora seja muito provável que esse elevado percentual de expansão não se repita ao longo do restante do ano, o resultado foi muito celebrado pela empresa. E ainda tem muito chão pela frente.

“No primeiro trimestre de 2023, a Accor mais uma vez intensificou o crescimento dos negócios em todas as regiões e em suas duas divisões: Premium, Midscale e Economy; e Luxury & Lifestyle. Esses excelentes desempenhos foram impulsionados principalmente pela forte recuperação na Ásia, bons níveis de preços e aumento das taxas de ocupação”, comenta Sébastien Bazin, Chairman e CEO do grupo francês.

Bazin salienta ainda que os números refletem a atratividade das marcas da rede e acrescenta que o crescimento de dois dígitos em RevPar frente a 2022 revisam para cima as expectativas para o ano, mesmo que as bases comparativas do primeiro trimestre do ano passado não sejam tão precisas, já que o turismo global foi altamente impactado pela variante Ômicron.

Nos três primeiros meses de 2023, por atividade, o avanço de faturamento se divide em aumento de 71% para M&F (Management & Franchise), de 60% nos Serviços a Proprietários e de 37% nos Ativos Hoteleiros e Outros. Já o RevPar global, por exemplo, apresentou incremento de 19% frente ao primeiro trimestre de 2019, refletindo a retomada do turismo na China, que recentemente deu fim às suas restrições.

A atividade de Management & Franchise gerou uma receita de € 268 milhões, com aumento de 57% do RevPar no comparativo anual e avanço de 19% frente ao mesmo período em 2019. A divisão Premium, Midscale e Economy aumentou seu RevPar em 60% em relação ao primeiro trimestre de 2022, impulsionado pela recuperação da ocupação. Já os hotéis Luxury & Lifestyle apresentaram alta de 50% no indicador na mesma base comparativa.

Já no luxo foi observada expansão de 55% no RevPar em comparação com o primeiro trimestre de 2022. O aumento foi impulsionado principalmente por um aumento da taxa de ocupação. Entretanto, na visão da empresa, ainda existe espaço para mais avanços, uma vez que a demanda ainda está seis pontos percentuais abaixo do registrado em 2019. No segmento lifestyle, o RevPar subiu 33% no comparativo anual.

accor - bazin

Números refletem atratividade da rede, diz Bazin

Brasil

Embora o balanço da Accor não apresente dados de performance dos hotéis brasileiros, uma análise mais atenta sobre os números das categorias Econômica e Midscale na região Américas dá pistas de como anda o desempenho por aqui, já que boa parte dessa oferta está no mercado brasileiro. Frente a igual período de 2022, a ocupação nesses dois segmentos avançou 5,4% (para 55,8%) e 8,9% (para 59,8%), respectivamente.

Enquanto isso, a diária média cresceu 30% (para € 47) nos hotéis econômicos e 29,4 (para € 94) em relação ao primeiro trimestre de 2022. Com isso, o RevPar dos dois segmentos subiu 43,8% (para € 26) e 51,3% (para € 56), respectivamente.

Agora, o que esses números significam em relação ao mercado brasileiro? Olhando os indicadores, pressupõe-se que os hotéis da Accor no Brasil seguem apoiando o ganho de rentabilidade a partir do aumento da diária média, visto que a ocupação cresceu “apenas” um dígito. Esse caminho, aliás, é bom e necessário, uma vez que a inflação ainda é uma dor de cabeça no país.

Desenvolvimento

No primeiro trimestre de 2023, a Accor abriu 36 hotéis, o que representa 4,4 mil quartos, alcançando assim um crescimento líquido da rede de 2,9% nos últimos 12 meses. No final de março de 2023, o Grupo tinha uma carteira hoteleira de 800,3 mil quartos (5,4 mil hotéis) e um pipeline de cerca de 214 mil quartos (1,2 mil hotéis).

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito da foto: Divulgação/Accor