abih-mg - belo horizonteCorrida teve a sua 20ª edição realizada

Realizada no último domingo (9), a 20ª edição da Volta da Pampulha – maratona de rua tradicional na capital mineira – foi fonte de bons resultados para os hotéis da cidade. Entre a sexta-feira (7) e o dia da prova, a ocupação hoteleira do destino teve alta de 47%. O valor média das diárias também subiu – dos R$ 148 cobrados geralmente para R$ 194. Os números foram levantados pela ABIH-MG (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais).

A combinação de aumento em valores cobrados e procura resultou no melhor rendimento para boa parte dos empreendimentos. O RevPar (receita por apartamento disponível) subiu 93% no período.

Numa avaliação sobre o período e o impacto dos hóspedes trazidos pelo evento, a ABIH acredita que a flutuação das tarifas acompanhou bem a evolução da demanda. O destaque da associação, entretanto, foi para os hotéis que trabalharam para vender mais de uma diária, ainda que com preços menores. 
 
Érica Drumond, presidente da organização de hotéis, saliente a compreensão dos hoteleiros quanto ao tipo de cliente que vem para essa ocasião. "A hotelaria da região tem se aprimorado. Principalmente em aspectos logísticos como o café da manhã que, no dia da prova, é antecipado e servido às seis da manhã", cita.

ABIH-MG: resultado animador

O crescente número de participantes da corrida já anima os meios de hospedagem para os próximos anos. Em comparação à sua primeira edição, realizada em 1999, com 2.500 corredores, o crescimento da competição foi de 80%. "A cada edição conseguimos aprimorar as performances dos hotéis durante o evento. Com isso, conseguimos encorajar as entidades de turismo e desenvolvimento econômico para que mais eventos esportivos semelhantes sejam trazidos para a região", finaliza Drumond. 

A ABIH levantou ainda alguns empreendimentos fora da região da Pampulha que tenham se beneficiado do evento. Os casos de destaque foram o Ramada Encore Minascasa e o BHB Hotel. O primeiro deles registrou ocupação de 90% no período e o segundo preparou serviços especiais com jantar e café da manhã com cardápios adaptados em horários e opções.

(*) Crédito da foto: Elderth Thezza/Upphoto