Com o Carnaval se aproximando, Belo Horizonte se prepara para receber uma quantidade recorde de turistas. Segundo a ABIH-MG (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais), espera-se a chegada de aproximadamente 300 mil visitantes, aumento de 20% em relação ao ano anterior, informa o Diário do Comércio. O aumento na demanda turística, trazido pela festividade, deve gerar faturamento estimado em R$ 13 milhões para o setor hoteleiro, representando crescimento de 21% em relação ao feriado em 2023.

A capital mineira está bem servida em resultados, considerando os recordes celebrados no final do último ano.  Belo Horizonte possui 24 mil leitos distribuídos em 220 empreendimentos, com expectativa de taxa de ocupação média de 83% ao longo dos quatro dias de festa, de acordo com Maarten Van Sluys, consultor da ABIH-MG.

Ele enfatiza, ainda, que o turista que busca a cidade para o Carnaval geralmente faz reservas de última hora. “Inclusive temos bloqueios para grupos, chegando a quase 100% no domingo e na segunda-feira de Carnaval. Isso tem deixado os hoteleiros bastante otimistas em relação às contratações. Há um número expressivo de contratações de mão de obra temporária e contratações definitivas feitas pelos hotéis”, acrescenta.

Paulo Cesar Pedrosa, presidente do SindHotéis/SindiHBares (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana), expressou otimismo em relação ao desempenho da hotelaria durante o Carnaval deste ano. “Estamos na semana oficial do feriado e, com isso, a nossa expectativa é que no próximo sábado, dia 10, os hotéis da capital e grande BH cheguem a 100% na taxa de ocupação, considerando que sábado é o nosso melhor dia”, comenta.

Ações carnavalescas

Os hotéis estão implementando diversas iniciativas para atrair os turistas durante o Carnaval, como a oferta de adereços carnavalescos e a venda de kits ressaca e pochetes para segurança de pertences.

Outra estratégia dos empreendimentos, pensando na comodidade dos foliões, é a oferta de transporte para os blocos. “Durante o Carnaval de BH, haverá hotéis que vão levar os foliões situados, por exemplo, na Pampulha e um pouco fora do eixo Centro-Sul, até a localização dos blocos”, adianta Van Sluys.

“O material de distribuição, que inclui mapas dos blocos e horários já está pronto, foi produzido pela Belotur, com o apoio total da iniciativa privada e até participação dos hoteleiros para garantir a previsibilidade de onde e em que horário os foliões poderão sair no seu bloco”, conclui Van Sluys.

(*) Crédito da foto: Pedro Veneroso/Flickr