No terceiro trimestre, a Marriott International adicionou 77 hotéis ao seu portfólio, somando 14.071 quartos. Em seus planos de desenvolvimento, a rede norte-americana volta sua atenção para a América Latina e Caribe — região onde o grupo hoteleiro vem ganhando terreno por meio de uma variedade de aquisições.

De acordo com o Hotel Management, nesta semana, a empresa anunciou que assinou um acordo com o desenvolvedor internacional AB Living Group para adicionar três resorts com all inclusive no México ao seu portfólio All-Inclusive by Marriott Bonvoy: Almare, a Luxury Collection All-Inclusive Resort, Isla Mujeres, em 2024; JW Marriott All-Inclusive Costa Mujeres; e W All-Inclusive Costa Mujeres com aberturas previstas para 2026.

Este acordo segue vários outros contratos recentes para a região, incluindo outro com a AB Living anunciado no início de novembro para trazer a marca St. Regis para a Costa Mujeres no início de 2025.

No final de outubro, a Marriott assinou um contrato de gestão com o Grupo Puntacana e MAC Hotels para iniciar a construção do W All-Inclusive Punta Cana em Uvero Alto, uma propriedade all inclusive apenas para adultos na República Dominicana. Este hotel será a primeira propriedade W Hotels no país e um dos primeiros resorts W All-Inclusive do mundo.

Brian King, presidente da Marriott para o Caribe e América Latina, chamou o pipeline da empresa na região de um “mix bastante forte” de resorts. “O que é bom em nosso portfólio é que se você tem o terreno, nós temos a marca”.

No final de outubro, a Marriott tinha 312 propriedades em 37 mercados do Caribe e da América Latina em 21 de suas 30 marcas existentes.

A 31ª marca

Em outubro, a Marriott anunciou sua 31ª marca por meio da aquisição do portfólio de marcas mexicanas Hoteles City Express, marcando a entrada da empresa no segmento midscale acessível no país e ampliando seu foco para o desenvolvimento urbano. O acordo deve ser fechado no início de 2023 e elevará o total para 500 propriedades na região

King disse que o City Express foi projetado para escalar em mercados menores, bem como em praças urbanas e suburbanas. A empresa, explicou ele, viu um “buraco” em seu portfólio para viajantes de nível moderado. “Nós nunca tivemos realmente um produto nesse espaço”, destaca.

A equipe local da Marriott no México desenvolveu o que King chama de “uma relação muito amigável” com Luis Barrios, fundador e CEO da Hoteles City Express. “Ele é realmente um empresário maravilhoso que entende profundamente todo o negócio hoteleiro”, afirma o executivo. A marca está amplamente concentrada no México, então a conversa começou naquele mercado antes de se expandir para uma aquisição. O processo começou no final de 2020 e levou cerca de 16 meses para ser finalizado.

“Procuramos parceiros que tenham um forte ajuste cultural conosco”, complementa King, acrescentando que Barrios e sua equipe têm isso. “Eles entendem profundamente o segmento de serviços selecionados – assim como nós. Eles entendem profundamente seu mercado, entendem seu cliente e também a relação de trabalho, a natureza colaborativa.” A Marriott poderá levar a marca Hoteles City Express “para o próximo nível” por meio de seus canais de vendas, mecanismo de desenvolvimento e alcance global, pontua o executivo.

A Marriott não tem planos imediatos de renomear nenhuma das propriedades do City Express para suas marcas. “Se fosse apenas para trocar de bandeira, já temos nossas próprias marcas”, disse King. A empresa estava mais interessada nas localidades onde a City Express está presente para ganhar terreno com a aquisição.

Próximos passos

Desde que a nova marca foi anunciada, King disse que o telefone de Laurent de Kousemaeker, diretora de desenvolvimento da Marriott na região da América Latina e do Caribe, tem “tocado sem parar” com desenvolvedores que procuram entrar nos principais mercados com a marca certa em o preço certo.

A Marriott, por sua vez, ainda está de olho em vários mercados em toda a região . “Qualquer coisa que tenha ótimas localizações de praia”, salienta King. “Qualquer proprietário que tenha a oportunidade ou tenha um banco de terrenos nesses mercados, nós definitivamente desejaríamos fazer parceria com eles.”

À medida que as viagens se recuperam após o ponto mais baixo da pandemia, os principais destinos, como México e Porto Rico, registram recordes de turismo, de acordo com o presidente. “Demorou um pouco para a América Central e do Sul começar a se recuperar – lugares como Peru e São Paulo, Rio – mas tudo mudou nos últimos seis meses. Esses mercados também estão pegando fogo.”

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International