Hot Beach cria comitê focado em iniciativas ESG
8 de dezembro de 2023Com o objetivo de promover iniciativas sustentáveis, sociais e de governança, o Hot Beach Parques & Resorts criou um comitê ESG (Environmental, Social and Governance) para realizar essas ações de forma organizada. Segundo Viviane Rizzatti dos Reis, gerente de Operações Corporativas, a ideia surgiu entre março e abril durante uma reunião com acionistas do grupo, que pediram maior foco em sustentabilidade.
“Abraçamos a causa, não só na sustentabilidade, mas abrindo para toda a cadeia ESG. Dessa forma, o Hot Beach optou pelo formato de comitê, onde reunimos alguns membros e integrantes de diversas áreas para que pudéssemos ter mais eficácia nesse trabalho, com olhares diferentes, e contribuir com as ações necessárias”, diz a executiva, em entrevista ao Hotelier News.
Além de Viviane, o comitê é formado por Vinicius Vilela, head de Marketing Corporativo, além de gerentes corporativos de Auditoria, Compras e Manutenção. “Para formar esse comitê, participamos de uma capacitação da Resorts Brasil em São Paulo, voltada para profissionais da hotelaria, a fim de entender o que devemos priorizar”, destaca Viviane.
Hoje, a marca Hot Beach conta com quatro hotéis e dois parques, e todos os empreendimentos são contemplados pelas iniciativas do comitê, com o apoio de embaixadores de cada uma das propriedades. “Cada gerente elencou um embaixador, que deve buscar informações e conhecimento, com o objetivo de iniciar um processo de conscientização dentro de cada hotel”, explica a executiva.
O que já está em curso
Atualmente, o comitê desenvolve diversas iniciativas. Na parte do meio ambiente, por exemplo, toda a energia comprada pelo grupo vem do mercado renovável. Além disso, os quatro hotéis e um dos parques já dispõem de sistemas de energia solar. No mês de novembro, a usina solar instalada na sede gerou uma produção significativa de energia limpa, totalizando 7.446,9 kilowatts-hora (kWh).
O número equivale a 788 árvores salvas e 14.276,8 quilos de CO2 evitados, e a estimativa do grupo é de que a produção chegue a 10 mil kWh/mês.
“No fortalecimento da comunidade, temos dado ênfase aos produtos regionais, de produtores locais. No social, temos parcerias com instituições de ensino para promover a educação e aperfeiçoamento dos colaboradores. Também promovemos treinamentos periódicos e contratação de mão de obra local”, ressalta Viviane.
Uma das bandeiras defendidas pelo comitê do Hot Beach é a diversidade e inclusão. Por isso, conta com um calendário de ações bastante intenso, utilizando meios de conscientização e educação, como momentos de cinema para os colaboradores, que têm acesso a filmes com essas temáticas.
“Temos uma política muito clara de diversidade e, por isso, fomentamos a capacitação dos colaboradores para que respeitem as diferenças e promovam um ambiente de trabalho receptivo e positivo”, diz a gerente de Operações.
Vilela, por sua vez, pontua que o parque aquático, por exemplo, adere ao calendário de ações sociais de algumas organizações, com o objetivo de proporcionar para pessoas com menos oportunidades um dia aproveitando as atrações do espaço.
“Em 2022, recebemos o Selo Amigo do Autista. Somos o primeiro parque aquático a receber essa certificação. No dia 6 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em Parques, e recebemos mais de 110 pessoas, principalmente autistas, que puderam desfrutar de uma experiência com guia sensorial, área silenciosa e de descompressão. Isso gera um bom retorno, porque o cliente gosta de participar”, conta o executivo.
Vilela explica que a plataforma Feedz é responsável pela comunicação interna entre os participantes do comitê e colaboradores dos empreendimentos. “Ela permite que os profissionais tragam sua vivência como termômetro de alegria, além de reconhecer o trabalho de outros colegas. Isso faz com que tenhamos um ambiente corporativo mais engajado. Além disso, também dispomos de uma auditoria para que o colaborador denuncie situações de preconceito ou discriminação”, reforça.
Perspectivas para 2024
Para o próximo ano, Viviane aponta que alguns projetos já estão confirmados, como a utilização de águas de reuso por meio de um poço artesiano, compras sustentáveis e doação de alimentos dos buffets para instituições da cidade. “Este último é um projeto que estamos fazendo em conjunto com as secretarias de Meio Ambiente e Segurança Alimentar”, explica.
“Também estamos trabalhando para obter a certificação de Lixo Zero nos hotéis. Por isso, a separação dos resíduos é algo que já está em curso. Também temos uma iniciativa de reciclagem do óleo utilizado nas nossas operações. Ele é doado para um instituto chamado Renascer, que cuida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, e transforma esse produto em diversos outros”, conclui.
Por fim, a executiva diz que, por conta de Olímpia (SP) ser considerada a capital nacional do folclore, uma das pontes do comitê do Hot Beach é promover a integração dos colaboradores e clientes dentro da cultura que permeia o município, promovendo espetáculos culturais e incentivando o comércio local, com a venda de produtos feitos por artesãos da cidade.
(*) Crédito das fotos: Divulgação/Hot Beach Parques & Resorts