Equipotel: Presente na feira, Accor mira conversões para acelerar desenvolvimento
14 de setembro de 2015
Eduardo Camargo, da área de Desenvolvimento da Accor
(foto: Filip Calixto)
Presente no mercado brasileiro de hotéis desde a década de 1970, a companhia francesa Accor realiza, desde meados de 2010, um projeto de expansão que visa ampliar notavelmente o número de unidades da rede no País. O planejamento vem se mostrando profícuo e o resultado é o aumento significante de edifícios administrados. Parte desse êxito estratégico vem da tática utilizada para aumentar a quantidade de propriedades. O mecanismo adotado é a conversão de hotéis independentes para unidades franqueadas à empresa; que com menos tempo e menor investimento torna alguns empreendimentos sem bandeira em representantes Accor.
Apresentando a possibilidade de conversão, a empresa participa da Equipotel em mais um ano e as expectativas para espalhar a chance de ser um franqueado Accor é a principal razão de ser do estande que fica exatamente na porta de entrada da feira.
De acordo com Eduardo Camargo, do departamento de Desenvolvimento da companhia, esse processo é benéfico a todas as partes envolvidas. O hotel independente aumenta de maneira geométrica seu poder de distribuição e alcance, aumentando, consequentemente, sua rentabilidade. E a multinacional francesa amplifica sua presença no País alcançando regiões onde não está presente, além de ter ganhos financeiros mais ágeis que o alcançado em propriedades que demandam construção.
Como apresentado em outros anos da feira, a Accor foca em hotéis da bandeira ibis Style e Mercure, que são as marcas mais adaptáveis do portfólio. "O ibis normalmente costuma ser mais fácil pois não exige que o prédio tenha estrutura muito completa e tem a flexibilidade no tamanho de quartos. Mas cada caso é um caso e os estudos feitos após o contato com os hotéis é o que determina os caminhos do negócio", pontua.
Questionado sobre a principal dificuldade no contato com os hoteleiros independentes, Camargo conta que convencer os interlocutores que o investimento será recompensado pelo retorno é o que há de mais complexo no contato.
Sobre a eficácia da estratégia para o desenvolvimento da rede não há dúvidas. "É a forma mais rápida, menos custosa e que complementa o processo de desenvolvimento articulado pela empresa".
Serviço
www.accorhotels.com