HSMAI-Brasil-Selo_Insights-1-1“Fazer mais com menos” tem sido o tema predominante na hospitalidade nos últimos três anos, impulsionado primeiro pela necessidade de economizar durante a desaceleração imediata dos negócios causada pela pandemia, seguido pela escassez de pessoal à medida que o setor hoteleiro começava a se recuperar.

Infelizmente, o “menos” não era adequado para cobrir o “mais” que o cliente esperava, afetando diretamente na qualidade da entrega dos serviços. As escalas e cargas horárias robustas, assim como os baixos salários afetaram diretamente a saúde mental dos colaboradores do segmento.

Em 2023, o problema de mão de obra segue latente na hospitalidade, mas a hotelaria aprendeu algumas valiosas lições durante a crise. “Esta é uma mudança na forma como trabalhamos, como o trabalho é implantado e como nos organizamos e organizamos nossas equipes. Isso exigirá algum trabalho inicial, investimento e disciplina contínua. No entanto, os resultados valerão a pena”, comenta Kelly McGuire, membro do board da HSMAI.

A executiva listou dicas e insights sobre como as lideranças podem fazer menos e melhor em algumas áreas de atenção

1- Cerque-se das pessoas certas

As pessoas se tornaram um grande debate no setor em 2022. Entre escassez de mão de obra e “demissão silenciosa”, era tudo sobre como o mercado manteria as equipes e atrairia os talentos de volta à hospitalidade. Foram conversas cruciais e medidas críticas que beneficiarão tremendamente o setor. “No entanto, embora nos concentrássemos no que os possíveis contratados precisavam de nós, acho que deixamos de entender o que eles poderiam trazer para a equipe além do currículo e da descrição do trabalho. É hora de focar não apenas no que precisa ser feito, mas também em como faremos isso”, avalia Kelly.

2- Seja implacável na remoção

Sempre que adicionar, remova: ao adicionar uma nova tarefa ou atividade, tente encontrar uma que possa ser retirada. Isso não apenas reduzirá sua carga de trabalho geral, mas também forçará a priorizar. Ao avaliar a importância do que está prestes a assumir em relação a tudo o que precisa fazer, você pode tomar uma decisão diferente.

3- Avalie tudo proativamente

Dê uma olhada detalhada e passo a passo em suas tarefas regulares e encontre oportunidades para simplificar o dia a dia no setor de hospitalidade. Para quem é o trabalho e o que estão tentando alcançar? Quão importante é o resultado versus as etapas do processo? Quantos pontos de verificação são necessários? Muito se fala sobre desligar relatórios ou e-mails de rotina e esperar para ver quem reclama, mas é uma boa maneira de ver o que realmente importa – e para quem.

4- Capacite a equipe

Deixe a equipe se envolver na simplificação e remoção. Certifique-se de criar um ambiente livre de julgamento para debater oportunidades de remover o trabalho pesado e se comprometa a aceitar novas ideias.

A melhor maneira de encontrar espaço para fazer menos e melhor é “terceirizar” todo o trabalho manual rotineiro para a tecnologia. Tudo, desde tarefas simples, como copiar e colar dados para relatórios ou enviar e-mails de atualização, até tarefas muito complicadas, como carregamento de tarifas ou integração de novos hotéis, pode ser deixado para bots, liberando as pessoas para se concentrarem em atividades de valor agregado.

5- Aprenda a (respeitosamente) dizer não

Depois de analisar os resultados do estudo Voice of the Revenue Manager da HSMAI, é chocante a quantidade de tempo que os gerentes de receita gastaram reformatando as mesmas informações para diferentes partes interessadas ou respondendo à mesma pergunta por meio de vários canais para pessoas diferentes.

Encontre um tempo livre de distrações para sentar com as partes interessadas e revisar o escopo do trabalho de sua equipe e o impacto de suas solicitações.

6- Proteja seu calendário

No auge da pandemia, quando o trabalho era remoto, não havia tempo de transição entre reuniões, deslocamentos ou almoços agendados com os colegas. Reuniões consecutivas agendadas nos intervalos do almoço e no tempo de foco se tornaram a norma.

“Você só pode fazer menos melhor se tiver tempo para fazê-lo. Crie alguma estrutura em seu calendário que o ajude a ser o mais produtivo possível com o (menos?) tempo que você está trabalhando. Depois de tanto tempo fazendo mais com menos, não merecemos apenas fazer menos? Especialmente se pudermos fazer menos melhor”, finaliza a executiva.

(*) Crédito da foto: fotorech/Pixabay