Conforme os conceitos de hotéis e short-term rentals continuam a se confundir, os empreendimentos têm a oportunidade de usar os dados de aluguel de curto prazo a seu favor. Pesquisa divulgada pela OTA Insight publicada no Hotel News Resource aponta as três principais razões pelas quais os hoteleiros devem monitorar o segmento.

Os hoteleiros vivem em um setor dinâmico e em constante mudança. Com a queda das restrições impostas pela pandemia, os viajantes agora mostram diferentes comportamentos e expectativas. Uma tendência que parece ter vindo para ficar é justamente o rápido crescimento do mercado de short-term rentals.

Encabeçada por empresas como Airbnb e VRBO, a indústria registrou alta significativa nos últimos anos. A demanda por short-term rentals tem aumentado de forma gradual desde a introdução do Airbnb em 2008. Esse crescimento foi acelerado pela pandemia, quando as pessoas recorreram a essa alternativa como uma forma mais segura de viajar. Para os hoteleiros, é importante entender que o aumento dos aluguéis de curto prazo não é apenas uma tendência ou complemento para a hotelaria, mas um concorrente que agora deve fazer parte do conjunto competitivo.

Observando o mercado

Abaixo, três razões importantes pelas quais os hoteleiros devem incluir as propriedades de short-term rentals em suas estratégias de revenue management.

Hotéis e short-term rentals estão compartilhando o mesmo público: um estudo recente da Phocuswright descobriu que, nos EUA, 64% das pessoas que reservaram um aluguel por temporada consideraram um hotel para sua estada quando estavam procurando reservar uma acomodação. Além disso, dados da Goldman Sachs mostram que, uma vez que os viajantes tenham experimentado uma estada em um short-term rental, é muito menos provável que prefiram hotéis depois.

Dados de 2021 mostram que isso se deveu por vários fatores. Quando perguntados por que eles preferem alugar uma casa para uma estada de curto prazo do que ficar em um hotel, os participantes da pesquisa classificaram a localização, melhor custo-benefício e mais espaço como seus principais motivos.

Por outro lado, com os hotéis, os hóspedes têm uma boa noção do que esperar, uma vez que oferecem um nível mais previsível de serviço, limpeza, qualidade e conveniência, dependendo da marca, classificação por estrelas e custo. Por isso, as equipes comerciais dos empreendimentos hoteleiros devem ter uma visão completa do seu mercado, para criar ofertas que atraiam um público que procura por aluguéis de curto prazo. Para manter sua vantagem competitiva, os hoteleiros precisam saber o que está sendo oferecido no mercado.

Short-term rentals estão se profissionalizando rapidamente: houve notável crescimento global na oferta de short-term rentals nos últimos anos. Essa alta foi acompanhada também pelo incremento da demanda. O último balanço financeiro do Airbnb, por exemplo, aponta para seu melhor ano de todos os tempos, enquanto o Travel Health Index, do Skift, também mostra os aluguéis de curto prazo de forma positiva em comparação com os outros setores da indústria.

Hoje, uma grande porcentagem das acomodações desse segmento são gerenciadas profissionalmente por gerentes de propriedades e empresas de administração, responsáveis por operações diárias como limpeza e check-in, marketing, gerenciamento de receita e estratégia de distribuição. Em 2023, 43% dos gerentes de short-term rentals estão atualizando suas tarifas diariamente, e aqueles que aderiram a essa iniciativa registraram crescimento médio de 97% na receita em relação a 2019.

Nos últimos anos, a Europa registrou 21% a mais de participação na oferta de imóveis para aluguel por temporada em comparação a 2018. Em seguida, aparecem Ásia (62%) e América do Sul (50%).

Novas experiências: por fim, cabe ressaltar, hoteleiros, que os dias em que os short-term rentals eram considerados uma moda passageira ficaram para trás. Hoje, eles se estabeleceram como parte essencial da experiência de viagem moderna, o que pode ser tanto um desafio, quanto uma oportunidade para a hotelaria. Tudo vai depender do modo como isso é visto.

A OTA Insight percebeu que os hoteleiros têm um grande ponto cego em seu cenário competitivo. Por isso, lançou o Rate Insight+, que reúne dados de hotéis e short-term rentals em uma única plataforma.

(*) Crédito da capa: tierramallorca/Pixabay