Continuando a programação do 1º Encontro de Gente Hoteleira, Lucila Quintino, CEO da HotelConsult, apresentou o painel O Custo Invisível da Má Contratação, falando sobre o turnover na hotelaria. Hoje, diminuir esse indicador é um dos principais gargalos do setor.

“Para conseguirmos isso, primeiramente é necessário entender por que ele está alto na maioria dos hotéis. Fatores externos como as características do nosso mercado, a concorrência, oferta e demanda de cargos, sazonalidade, a pandemia e a falta de qualificação, com certeza contribuem para esse crescimento do turnover. E por serem fatores externos, é difícil ter controle disso”, pontua.

“Por outro lado, podemos controlar os fatores internos. Entre eles, estão a remuneração, sobrecarga de trabalho, má gestão, entre outros. É preciso olhar, de forma igualitária, as soft e as hard skills. As tecnologias ajudam as empresas a encontrar mão de obra, mas a sensibilidade de um recrutador não pode ser substituída. E precisamos ter consciência disso. Se as empresas não fizerem algo diferente, não conquistarão o candidato perfeito”, completa.

Humanização dos processos seletivos

Durante sua explanação, Lucila falou que hoje ainda há gestões de RH extremamente rígidas, com descuidos nos processos seletivos, impactando negativamente não só na equipe, mas no negócio como um todo. De acordo com relatório da Sociedade Americana de Recursos Humanos, a maioria dos candidatos se indignam e se lamentam por conta de processos seletivos mal conduzidos.

1º Encontro de Gente Hoteleira - Painel_Lucila_Interna

“O setor precisa humanizar os processos seletivos para encontrar o candidato ideal”, diz Lucila

 

“Os relatórios mostram também que há falhas de comunicação, visto que 48% dos candidatos querem saber quais são os valores da empresa. Esse match entre companhia e candidato tem que acontecer. Por isso, é importante ter um planejamento estratégico muito bem definido, explicar o DNA do hotel, disseminar os valores. E isso não é uma responsabilidade só do RH, mas do empreendimento de modo geral”, salienta.

Assim, Lucila ressaltou a importância, em sua fala no 1º Encontro de Gente Hoteleira, de capacitar os recrutadores para oferecer uma melhor experiência para os candidatos. “É preciso adotar novos métodos de seleção, atraindo cada vez mais a geração Z e a diversidade. Saiam da caixa, repensem benefícios, porque as pessoas estão saindo cada vez mais das empresas, porque muitos não encontram qualidade de vida, que é o que estão buscando”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Bruno Churuska/Hotelier News