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Karina Andrade
(foto: divulgação)

Quando a matemática invade a gramática, surgem interessantes neologismos. Um que gostamos muito e deve ser lembrado no seu negócio é o GLOCAL = Global + Local.

O termo surgiu no início dos anos 1990, quando o sociólogo americano Roland Robertson procurava um termo que fosse capaz de definir a coexistência pacífica entre o global e o local. Nada estranho, afinal, com a queda de muros, estreitamento de laços pós-guerra, acesso facilitado às tecnologias de comunicação, entre outros fatores provocadores da globalização, muitas pessoas reagiram para reafirmar seus valores locais. Após extremismos xenófobos e estrangeirismos, chega o momento em que as pessoas percebem que não precisam ser totalmente globais, nem tampouco só locais. 

Calma, ainda vivemos no tempo da globalização, mas as pessoas podem estar ligadas ao mundo, estando cada vez mais ligadas e antenadas às próprias raízes culturais. O local passa a ter o mesmo valor que o global e a soma é certeira.

Empresas que valorizam o glocal demonstram que equilibram bem as forças da integração mundial e da cultura local. Aspectos únicos e próprios de sua cidade, região ou país em que estão inseridas são levados em conta e relevantes, sem deixar de usufruir dos benefícios que uma sociedade global proporciona. As pessoas impactadas por este espírito glocal conseguem conectar as especificações/produtos locais ao conhecimento internacional, valorizando a história local e conferindo reconhecimento mundial.

Os impactos que uma tendência como essa podem exercer sobre o seu negócio são significativos. Há a necessidade de estar sempre atualizado com as coisas que acontecem no mundo e com as coisas que acontecem no seu próprio entorno, comunidade ou área de atuação. E pouco a pouco, algo que era somente local e com pouca força se dispersa e impacta todo o globo, graças a conectividade a qual estamos integrados.

Se usada estrategicamente dentro das empresas, pensando que a sua instituição é única num mundo global, essa tendência será capaz de valorizar aspectos individuais das pessoas, tais como gostos, aptidões, preferências, e abrir oportunidades para a personalização e customização de produtos e serviços.

Exemplos práticos? Vamos lá! Há cerca de um ano, a marca francesa mundialmente conhecida de produtos para o corpo, L’Occitane, começou a investir em uma nova linha de produtos. A L’Occitane au Brésil conta com produtos fabricados com elementos da nossa terra, como jenipapo, bromélia, mandacaru, entre outros. Os cheiros e propriedades dos nutrientes de nossas matas foram internacionalizados, ganharam espaço na marca e são comercializados fora de nossas fronteiras.

A marca Ramada Encore, em um de seus hotéis em Belo Horizonte, adesivou em suas paredes, de forma moderna e divertida, frases de poetas locais e símbolos da cidade, trazendo para mais perto de seus clientes um pouco da cultura local e inovando na sua comunicação visual. 

E você, como hoteleiro, será que consegue trazer algo de local para o seu negócio e transformar tal ação em algo global, único e valorizado pelos seus clientes? Utilizar produtos da sua horta, ou de algum produtor da região se o negócio for totalmente urbano, decorar seus ambientes com obras de artistas locais, ou pelo menos mencioná-los de alguma forma, valorizar a vizinhança e contribuir para que um pouquinho do “feito em casa” ultrapasse as barreiras, mesmo que seja somente como uma doce lembrança do sabor apreciado em um dos pratos do seu cardápio ou a frase de um célebre escritor local no seu diário de bordo, para fechar mais um dia de viagem.

*Karina Andrade integra a equipe da Mapie, empresa que elabora, implanta e desenvolve processos de gestão, além de pensar estrategicamente na estruturação e criação de novos negócios. Pautada pela integridade, ética, transparência e sustentabilidade, apresenta em sua plataforma de gestão metodologias sólidas e inovadoras. O conhecimento organizacional e a otimização dos recursos humanos e financeiros são facilmente demonstrados através da verificação dos resultados alcançados, os quais norteiam seu modelo de remuneração.

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