Paulo Salvador é curador da ComSchool
(foto: arquivo HN)

Como utilizar as ferramentas digitais a favor do seu empreendimento hoteleiro é um dos temas que serão abordados pela ComSchool durante a participação da empresa na Equipotel 2016, que começa na segunda-feira (19). O centro de educação e treinamento profissional apresenta painéis na feira diariamente com profissionais renomados do mundo online, na Ilha da Inovação. A atração é parte da extensa programação de eventos simultâneos, que acontece pela primeira vez no São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes) e ocorre até o dia 22.
 
Paulo Salvador, curador do Curso de Marketing Digital para Turismo e Hotelaria da ComSchool, explica que saber se posicionar no mundo online tornou-se fundamental, principalmente, para hotéis independentes. “Hotéis independentes são os que mais têm sido impactados pelas transformações da tecnologia no mundo das viagens. A pressão sobre custos de distribuição é crescente, assim como a dependência de grandes OTAs (online travel agency), em um ecossistema extremamente complexo. Ao mesmo tempo eles nunca tiveram tantas oportunidades e ferramentas disponíveis para ter condições de igualdade com grandes redes”. No Brasil, os hotéis independentes equivalem a 70% da oferta de quartos.
 
Salvador, que também é diretor de Distribuição da Intercity Hotels, e um dos mais renomados profissionais de distribuição no Brasil e no Exterior, avalia que, nos últimos 15 anos, nenhuma indústria foi tão impactada pela internet como a hoteleira. “O setor de viagens recebeu nos últimos quatro anos algo em torno de US$ 4,5 bilhões de investimentos em tecnologia. Esse dinheiro visa proporcionar aos viajantes possibilidades ilimitadas de busca e reserva de viagens pela web. O ganho para os viajantes foi enorme, mas os hoteleiros sofrem para acompanhar tantas mudanças. Estudo recente da consultoria Mapie/PhocusWright mostra que a cada 100 brasileiros, 25 reservam viagens pela internet, e a perspectiva de crescimento é de 15% ao ano nos próximos anos. A melhor maneira de se proteger e avaliar oportunidades é através de treinamento e capacitação. É isso que estamos oferecendo com o Curso da ComSchool e com a parceria da Equipotel na Ilha de Inovação”, completa Salvador.

As apresentações são gratuitas para o público visitante da Equipotel. Confira os temas e horários na Ilha de Inovação:
 
No dia 19, Leydiane Lima apresenta o tema Mídias Sociais para turismo: oportunidades para hotelaria independente, das 15h às 15h45.
 
No dia 20, Melanie Teixeira apresenta Canais digitais, integração tecnológica e os clientes do Futuro: a solução para vender com qualidade e lucratividade, das 16h às 16h45.
 
No dia 21, Renato Chaves apresenta Estratégias de otimização para sites de hotelaria em buscadores, das 15h às 15h45.
 
No dia 22, Maurici Junior apresenta Marketing digital para hotéis independentes – conheça as oportunidades ao alcance dos hotéis independentes para melhorar a captação de clientes na internet; das 15h às 15h45.

Serviço
equipotel.com.br