Para celebrar seus 60 anos, a Equipotel planejava uma edição histórica, digna do marco de seis décadas de evento. E a feira de 2023 marcou o retorno dos números aos patamares pré-pandêmicos, com um total de 20.255 visitantes únicos nos quatro dias — o que representa alta de 15% frente ao registrado em 2022.

A qualificação do público foi outro destaque. Do total de participantes, 62% eram tomadores de decisão ou responsáveis por compras, 36% ocupavam cargos de liderança e 6% tinham verba programada para uso na feira. Sobre as regiões de origem, 81% são do Sudeste, 6% do Nordeste, 7% do Sul, 4% do Centro-Oeste e 2% do Norte. O evento também recebeu profissionais de todos os países da América Latina, França, Reino Unido, República Tcheca, China, Coréia do Sul, Japão, Estados Unidos da América, Canadá e Portugal.

E não foi apenas o número de visitantes que cresceu. O total de expositores também subiu, alcançando a marca de 350 empresas, 10% acima da edição de 2022. Com um forte trabalho de inteligência apoiado por tecnologias de conexão, o número de leads foi de 46.887. O público qualificado foi base para encontros de negócios em espaços como Conecta Club, Encontro Corporativo de Compras FOHB e Rodada de Negócios de Alimentos & Bebidas.

“Estamos orgulhosos de reunir tantos expositores, referência para o mercado, e visitantes, que buscam otimizar experiências e trazer maior conforto aos clientes, fazer da edição de 60 anos uma celebração da história e uma conexão com o futuro. Muitos negócios serão desenvolvidos no pós-feira, mas é no pavilhão que a química acontece com maior força. Foi incrível presenciar uma virada de chave no setor, que pode continuar contando com a Equipotel por muitos anos, com certeza”, diz Daniel Pereira, gerente do evento.

equipotel-hospitality-trends

Hospitality Trends teve curadoria do Hotelier News

Conteúdo e experiências

A programação de conteúdos contou com 145 horas de apresentações e palestras disponibilizadas em 11 espaços de conhecimento. Pelo sexto ano, o Conotel (Congresso Nacional de Hotéis), aconteceu dentro da Arena da Hospitalidade, mas o público também pôde conferir abordagens sobre os temas mais atuais de mercado no Workshop de Governança Hoteleira e em diversas outras atrações.

Outras arenas também ofereceram conteúdo, como o Motel Xperience, Escola de Hoteleiros, o Espaço Gastronômico – em parceria com o SENAC, a área Hospitality Trends, a Arena Tech, HSMAI Innovation, o Hotel que Respira e a Maratona da Hospitalidade.

A 60ª edição também foi palco da maior experiência imersiva já realizada no evento: a Inn House Experience. Uma guest house foi montada com 300 metros quadrados (m²), com espaços como recepção, cozinha com bar, cômodo adaptado para home-office, lounge e jardim.

O projeto, desenvolvido a partir de uma imersão dos organizadores na Equipotel de Paris, contou com palestras como Do 0 ao Milhão com sua guest house; Bem-estar na hotelaria através da neuroarquitetura; e Inn House – Transformando anfitriões em empreendedores de sucesso, e outras. A concepção teve as assinaturas da Brazil Sales, da arquiteta Cris Paola, do Studio Cris Paola, da MDF Technology e da Marcenaria Show.

A interatividade também ganhou destaque com as indicações do Selo de Hospitalidade 2023. A tradicional ação  possibilitou ao público identificar novidades que atendiam critérios como inovação, redução de custo, funcionamento, design e de menor impacto ambiental, como a embalagem Vegano Plus, lançamento da Harus, que traz vantagens como ser sustentável, biodegradável, e foi desenvolvida para recebimento de refil em sachê papel certificado.

Depoimentos

A edição de 60 anos foi simbólica e muito comentada por expositores e visitantes.  “Foi mais movimentado que em anos anteriores. Conseguimos fechar negócios e guardar contatos para fechamento posterior”,  avalia Thiago Guilherme Santin, CEO da Blitz Software.

“Nosso espaço de totens para check-in e check-out automatizados chamou bastante a atenção”, comenta Juliete Correia, diretora Comercial da Tec Toy. A App Sistemas, a Di Pratos, a Komeco e a Plumatex também deixaram suas impressões.

Entre as marcas que compuseram o pool de expositores, é possível citar: Döhler, eeCoo, Wier, OXTREAT, Raízen Power, Castor, Ortobom, Alloy Iluminação, App Sistemas, Altenburg, ASSA ABLOY Global Solutions, Camesa – Hotel Selection Professional, Colortel, Dayhome Food Service, Eco Flame Garden, Euro On Demand Colchões por Assinatura, Frutmel Alimentos Personalizados, Girbau Beyond Laundry, Grosfillex, Harus Soluções em Hospitalidade, Hoteleads, Hotelflow, Komeco, Mobly, Móveis Delucci, Nonius e outras.

A próxima edição já tem data marcada. A RX, organizadora do evento, anuncia que a Equipotel 2024 será de 17 a 20 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Equipotel