Depois de intensificar as tratativas, conforme antecipado pelo Hôtelier News, a AccorHotels anunciou a assinatura de um acordo com Mantra Group Limited, com o objetivo de adquirir todo o capital da empresa por meio de um trato a ser aprovado pelos acionistas. Segundo os termos do novo contrato, a rede francesa oferece 3,96 dólares australianos por cada ação, incluindo qualquer dividendo especial em potencial. Sébastien Bazin, charmain e CEO da Accor, assegura: "estamos muito satisfeitos por ter chegado a um acordo para adquirir o Mantra Group. Esta operação irá apoiar nosso crescimento a longo prazo na região da Ásia Pacífico. A carteira do Mantra trará a AccorHotels formatos de acomodação adicionais e uma base de clientes forte para complementar nosso portfólio de hotéis na Austrália. Estamos confiantes de que os termos da transação são convenientes para os acionistas de ambos os grupos".

Peter Bush, presidente do Mantra, também comentou a transação. "A oferta representa uma proposta atraente para o Mantra e para os nossos acionistas e o conselho recomenda por unanimidade a proposta. É uma das principais operadoras hoteleiras do mundo e confiamos que nossos negócios estarão em boas mãos. A forte experiência do Mantra em apartamentos, em particular, e nossa presença em resorts são muito complementares às operações da Accor na Austrália e na Nova Zelândia. O negócio combinado será uma parte importante do forte e crescente mercado de turismo da Austrália e seus clientes se beneficiarão com os principais conhecimentos de mercado das duas empresas".

O Mantra é um dos maiores operadores hoteleiros e de resorts da Austrália, contando com 127 propriedades e mais de 20 mil quartos em hotéis, resorts e apart-hotéis em toda a Austrália, Nova Zelândia, Indonésia e Havaí.

As propriedades da carteira do Mantra variam de acomodações de luxo e resorts costeiros a apart-hotéis em destinos turísticos e de principais cidades sob três principais marcas: Peppers (28 hotéis), Mantra (75 empreendimentos) e BreakFree (24 propriedades). A companhia da Oceania também gerencia serviços de hospedagem, incluindo áreas de recepção, restaurantes e bares, centros de conferências, instalações de piscina e entretenimento e escritórios com 5,5 mil funcionários.

Em números absolutos, a proposta da Accor representa a soma de 1,3 bilhões de dólares australianos, o que equivale a € 900 milhões. Além disso, a AccorHotels confirma que está em discussão com potenciais investidores em relação à venda de parte do Capital Social da AccorInvest. A empresa pretende assinar um acordo antes do fim deste ano.

A transação com o grupo Mantra ainda está sujeita às aprovações regulatórias, inclusive da Australian Foreign Investment Review Board (Conselho de Revisão de Investimentos Estrangeiros Australiano), do Federal Court of Australia (Tribunal Federal da Austrália) e da Australian Competition and Consumer Commission (comissão de Consumidores e Concorrentes Australianos), bem como a aprovação dos acionistas do Mantra e outras condições habituais.

Prevê-se que, sujeito às aprovações regulatórias e dos acionistas, a negociaçãoo deve ser concluída até o final do primeiro trimestre de 2018.

* Foto de capa: Pixabay/NikolayFrolochkin