Ano novo, novas projeções. E no turismo paulista, elas são superlativas. De acordo com dados divulgados pelo CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo), ligado à Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo), o estado deve ultrapassar a marca de 49 milhões de turistas até dezembro deste ano, número recorde na série histórica. Caso essa movimentação se confirme, o setor deve gerar 46 mil novos empregos e movimentar R$ 304 bilhões na economia.

Turismo paulista - Roberto_de_Lucena

Secretário revela de projeções para 2024

“Tivemos um excelente desempenho em 2023 com a estabilização e crescimento do turismo paulista pós-pandemia. Nossas projeções para 2024 são animadoras, com estimativa de que o PIB (Produto Interno Bruto) do turismo do estado cresça 5,1%. Neste ano, vamos continuar atuando em ações e programas”, diz Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, em entrevista ao Hotelier News.

“Recentemente, lançamos o primeiro Distrito Turístico da capital. Ainda teremos três edições do Festival de Valorização da Gastronomia, o Sabor de SP, também lançaremos a Academia do Turismo, o Plano Estadual de Turismo Náutico, Rural e Ferroviário”, complementa, ressaltando que será uma expansão sólida em todos os sentidos.

Lucena pontua que o turismo paulista se tornou uma das principais apostas da economia do estado, seja pela abrangência da cadeia, que inclui gastronomia, transporte e comércio, ou pela rapidez e dinamismo com que converte novas oportunidades em emprego e renda para a população.

Projeções e iniciativas

Ainda de acordo com as projeções da Setur-SP, o turismo vai representar 9,6% de todas as riquezas produzidas pelo estado. Além disso, para este ano é previsto aumento significativo do fluxo de turistas em destinos do litoral, interior e capital, ultrapassando os 46,8 milhões de brasileiros no estado e 2,3 milhões de estrangeiros. A alta do turismo paulista é estimulada, em grande parte, pelo avanço da conectividade aérea, por meio de ações como o acordo da Secretaria com as empresas aéreas que atuam no estado, reduzindo impostos que incidem sobre os combustíveis, em troca do aumento do número de voos.

Em janeiro, o governo anunciou a criação do Distrito Turístico do Centro, primeiro urbano do Brasil, que surge a partir de um conjunto de iniciativas de fomento à requalificação da área central da capital. A ação promove a criação de um território seguro e sustentável por meio de corredores turísticos, fachadas ativas, novas habitações e postos de trabalhando, incentivando assim a implementação de novos negócios, benefícios econômicos, fiscais e de crédito.

(*) Crédito da capa: Carlos Kenobi/Unsplash

(**) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News