O entrevistado de hoje (2) no Três perguntas para adotou a escrita como seu principal hobby, é fã de jazz, música instrumental e MPB. Conseguiu imaginar alguém? Estamos falando de Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, cargo que ocupa desde o começo do ano passado. O convidado do Hotelier News deixa como indicação de leitura o livro Uma vida com propósitos, de Rick Warren.

Lucena se formou e Ciências da Religião pelo IEES (Instituto Ecumênico de Ensino Superior), em São Paulo, em 1999. Em sua trajetória, foi deputado federal de 2011 2022, secretário estadual de Turismo de 2015 a 2016, vice-presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e membro da Frente Parlamentar do Turismo do Congresso Nacional. No bate-papo com o Hotelier News, o secretário fala de resultados do setor, perspectivas futuras, entre outros pontos importantes. Confira!

Três perguntas para: Roberto de Lucena

Hotelier News: Secretário, ao longo de 2023 o senhor falou sobre ações diversas da Setur-SP, como investimentos na infraestrutura dos distritos turísticos, parcerias para fomentar o setor, mutirões de empregos, entre outras. Dessa forma, com essas iniciativas, como o senhor visualiza o cenário para este e os próximos anos?

Roberto de Lucena: Realizamos uma projeção para 2024, por meio do CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo), com estimativas muito animadoras para o setor. O ano de 2023 foi de recuperação pós-pandemia, mas também de avanço para o turismo paulista. As estimativas apontam aquecimento do turismo no estado, com uma economia crescente, em torno de 5,1%, e gerando 46 mil novos empregos formais diretos. Em 2023 fechamos o ano com um PIB (Produto Interno Bruto) de 9,4% e estamos otimistas para aumentar esse número em 2024 e quem sabe chegar aos 10% em 2025. Também estamos trabalhando arduamente para o crescimento do turismo internacional em São Paulo.

HN: Diferentemente de 2023, este ano tende a ser mais desafiador para o turismo. Um dos motivos é o menor número de feriados prolongados. Assim, como a Setur-SP está trabalhando para garantir a continuidade dos bons indicadores?

RL: Realmente os feriados influenciam no número de turistas, mas a Setur-SP tem trabalhado para divulgar cada vez mais o turismo de São Paulo. Não só o turista doméstico, como os que estão fora do estado podem conhecer um pouco dessa São Paulo pujante em um final de semana, por exemplo. Os viajantes podem explorar o litoral sul, as praias de Santos em um dia ensolarado.

HN: Por fim, um balanço de sua gestão até o momento: vitórias, derrotas e aprendizados ao longo de pouco mais de um ano à frente da Secretaria.

RL: Estar à frente da Setur-SP mais uma vez é enriquecedor e eu agradeço a confiança que o governador Tarcísio de Freitas depositou no meu trabalho. O ano de 2023 foi frutífero e de aprendizado, e graças a Deus de muitas vitórias. O turismo cresceu e se desenvolveu ainda mais.

Somos o estado da diversidade, da hospitalidade, o maior emissor e receptor de turistas do país, além da nossa infraestrutura que envolve as 20 melhores estradas do Brasil, o maior porto da América Latina, o maior hub aeroportuário da região, e os três maiores aeroportos do Brasil, além de mais de 30 regionais.

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News