Para catalisar suas demandas, o setor hoteleiro precisa estar antenado sobre as tendências e preferências dos viajantes. O segmento de lazer, grande impulsionador da retomada, é um prato para explorar experiências que encham os olhos do cliente. Após quase três anos de pandemia, o turismo de aventura se destaca entre as opções prioritárias dos turistas, segundo informado pela Phocuswire.

Assim como a tão falada revenge travel, viajantes estão em busca de novas experiências e histórias para contar. Essas são algumas tendências do novo relatório da WeTravel — plataforma integrada de reservas e pagamentos. A empresa traz dados de mais de 3 mil clientes — que totalizaram mais de meio milhão de reservas — combinados a uma pesquisa de quase 150 operadoras de turismo.

Ao comparar novas respostas sobre como os consumidores reservam e pagam viagens com dados de 2019, o relatório revela o quanto as expectativas dos viajantes mudaram desde a pandemia, diz Ted Clements, CEO da WeTravel. Os turistas agora esperam maior personalização e automação – coisas com as quais estavam acostumados ao fazer compras em outros setores, mas demoraram a encontrar no segmento de viagens.

“Usaremos as informações para ajudar esses operadores a tomar decisões de negócios orientadas para apoiar suas operações – e seus viajantes”, afirma Clements. “Com acesso a dados globais sobre a mudança de expectativa dos consumidores de viagens, acreditamos que a indústria estará em melhor posição para mudar suas soluções de comércio eletrônico para atrair e reter seus clientes”.

Insights

Entre as principais conclusões do relatórios, podemos destacar que:

  • Os viajantes estão mudando: a idade média dos viajantes que reservaram e pagaram por uma excursão está aumentando, de 30 antes da pandemia para cerca de 35 anos. E as mulheres agora respondem por mais de dois terços das reservas de viagens de vários dias, um aumento de quase 60% em 2019.
  • Necessidades e desejos diferentes: mais da metade dos respondentes da pesquisa afirmaram um aumento na demanda por passeios em vez de pacote com tudo incluído. E à medida que aumentam os temores de cancelamentos relacionados à saúde ou ao clima, os viajantes estão fazendo reservas mais perto da partida.
  • Deslocamento de custos e pagamentos: quase 90% das operadoras pesquisadas relataram aumentos de preços de viagens de pelo menos 10%. Os viajantes estão respondendo buscando mais pagamentos parcelados.

As conclusões do relatório sobre custos crescentes e pressão por mais flexibilidade de pagamento não são surpresa para Damien Cramer, head Global de Companhias Aéreas e Viagens da Worldline, empresa multinacional de pagamentos e serviços transacionais.

“Os custos estão aumentando para todos”, diz ele. “Isso também reflete a demanda contínua por viagens de vingança ou viagens de recuperação, e a alta demanda equivale a preços mais altos.”

E preços mais altos equivalem à necessidade de mais opções de pagamento. A opção de pagamento mais comum em 2019 foi um depósito com pagamento final 30 dias antes da partida, segundo o relatório da WeTravel. Agora, a opção mais comum é um depósito seguido de quatro prestações.

Preços mais elevados podem ser um fator no avanço da idade do viajante médio. A pesquisa WeTravel encontrou o maior crescimento vindo da faixa etária de 40 a 55 anos, seguido pelo grupo de 61 anos ou mais.

A WeTravel descobriu que mais de 85% de seus entrevistados agora oferecem complementos ou personalizações para seus passeios, um aumento de quase 20% desde 2019. Isso pode ser em parte porque os viajantes estão buscando mais experiências. Entre os respondentes da pesquisa, 56% observaram um aumento na demanda dos viajantes por passeios em vez de pacotes all inclusive.

(*) Crédito da foto: dreamypixel/Pixabay