O turismo foi, definitivamente, um dos setores mais atingidos pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Com as medidas de isolamento, milhões de turistas brasileiros e estrangeiros deixaram de viajar pelo país, impactando diretamente na economia. Com a volta à normalidade, o segmento volta ao protagonismo e, segundo projeções do WTTC (World Travel & Tourism Council), deve movimentar US$ 122,28 bilhões em 2022. Em julho, por exemplo, o faturamento do setor cresceu 32,1%, segundo dados da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

O valor representa 7,6% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Composto, em sua maioria, por pequenos negócios (cerca de 97%), o turismo reencontrou o caminho do crescimento. Estudo realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas) aponta que a expectativa é de que as MPEs da cadeia produtiva atinjam patamar de estabilidade no primeiro semestre de 2023 e superem, a partir do segundo semestre, o faturamento de períodos anteriores, revela o Poder 360.

Em um contexto marcado pela alta do dólar e pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, aliado ao desejo cada vez maior dos brasileiros de viajar pelo país, é importante que os pequenos negócios estejam prontos para aproveitar as oportunidades. E, dessa forma, o empreendedor precisa estar alinhado aos novos comportamentos do mercado e avaliar o que é necessário fazer para se adaptar e assegurar a sustentabilidade do negócio, inclusive para atender a uma demanda futura.

Outros dados

O levantamento realizado com a FGV mostra também que as expectativas do consumidor já não são as mesmas depois da pandemia. Neste novo momento, o turista busca experiência e autenticidade, deseja maior contato com a natureza, e considera questões como sustentabilidade e inclusão social, além de buscar preços competitivos e sempre estar atento às questões de segurança sanitária.

Com o objetivo de contribuir com este processo de fortalecimento do turismo, o Sebrae firmou parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para apoiar a consolidação da estratégia de DTI (Destinos Turísticos Inteligentes) no Brasil. A metodologia será aplicada em dez destinos turísticos nacionais, que receberão assessoramento para planejar e implementar ações de consolidação.

O objetivo dessa ação é elevar o turismo brasileiro a um novo patamar de excelência, com maior governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade.

(*) Crédito da foto: InaeMiranda/Pixabay