De fato, a pandemia ficou para trás no turismo, com 2023 consolidando a retomada do setor. Em novembro, por exemplo, o faturamento foi de R$ 40,93 bilhões, melhor faturamento para o mês desde 2012, segundo dados do relatório Panorama do Turismo, divulgado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Descontada a inflação, a alta da receita frente a novembro de 2022 foi de 2,8%.

Em relação ao mês anterior, por outro lado, houve variação negativa de 2,5%. Apesar disso, o volume de receitas do setor segue 2,2% acima do período pré-pandemia. De janeiro a novembro do ano passado, as atividades turísticas registraram variação positiva de 7,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Turismo - Infográfico

 

Outro dado importante: pela primeira vez em quatro anos, o número de passageiros transportados em voos internacionais superou o patamar de 2019, crescendo 2,7%. Por outro lado, a alta das passagens aéreas (36,5%) reduziu e, 6,3% a quantidade de passageiros transportados em novembro, em relação ao mesmo mês de 2019.

Inflação e geração de empregos

Em novembro de 2023, a inflação contribuiu para elevar em 11,1% os preços do no turismo em 12 meses. Depois das passagens aéreas, os aumentos mais significativos foram registrados em pedágio (15,5%) e hospedagem (12,7%). Outros serviços, como alimentação fora do domicílio e pacotes turísticos também tiveram aumento nos preços.

Em relação à geração de empregos no mês, o turismo criou 18,1 mil novos postos de trabalho, aumentando em 15,2% o volume de empregos das atividades de serviços culturais em 12 meses. Para este ano, a CNC projeta que sejam criados 152,3 mil novos postos.

(*) Crédito da foto: cnaudalutti/Unsplash

(**) Crédito do infográfico: Divulgação/CNC