Sophie Barbara é daquelas pessoas que têm um dia a dia intenso. Casada há 12 anos, mãe de duas crianças, a gerente geral do Santa Teresa MGallery ama viajar, conhecer novos locais, fazer esportes e cozinhar ao lado da família. Além disso, a executiva possui verdadeira paixão pela corrida, possui uma meia maratona no currículo e já está se programando para outra.

Desde criança, sempre gostou muito de dançar. Mesmo sendo francesa, cresceu em um ambiente muito latino graças à mãe espanhola e, por isso, aprendeu danças como salsa e lambada ainda cedo. Fã de carteirinha do Brasil, tratou de aprender a sambar e dançar forró. “Estou apaixonada pelas danças brasileiras e pela cultura latina em geral”, se declara.

Sophie é formada em Gestão Hoteleira pela Hawaii Pacific University e tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getulio Vargas). No currículo, conta com vasta experiência no segmento de luxo nos EUA, Europa e Brasil. Entre 2020 e 2021, se dedicou à área de multipropriedade na WAM como gerente geral na abertura dos hotéis Solar Pedra da Ilha (SC) e Dom Pedro Laguna (CE). Além disso, passou pelo Hotel Emiliano em São Paulo e Rio de Janeiro, tendo iniciado seu trabalho na rede em 2008 e finalizando em 2019 como gerente de Operações.

Antes disso, atuou na Hyatt, de 2004 a 2008, passando por unidades como Hyatt Regency Waikiki, no Havaí. Participou da abertura do Grand Hyatt DFW, no Texas, e em seguida foi para o Hyatt Regency La Manga, na Espanha. Com essa apresentação, já deu para notar que a entrevistada do Hotelier News de hoje (11) no Três perguntas para é uma profissional de peso, não é? Confira o bate-papo logo abaixo.

Três perguntas para: Sophie Barbara

Hotelier News: Você chegou ao Santa Teresa MGallery trazendo toda uma experiência internacional, com suas vivências nos EUA e Europa. Como você tem trabalhado essa expertise no sentido de atrair e conquistar o público de luxo brasileiro?

Sophie Barbara: O luxo se define muito a experiências. Com minha vivência no exterior e outras cidades no Brasil, consigo ficar mais próxima dos hóspedes, os recebendo, me apresentando pessoalmente, fazendo trocas, falando o idioma deles. E assim consigo entender a necessidade de cada um, tornando todas as estadas personalizadas e exclusivas.

Eu tento trazer esta relação para todos os times que gerencio, em todos os departamentos. O atendimento exclusivo e de luxo está totalmente ligado à atenção especial que você fornece, desde o departamento de reservas, personalizando a interação antes da chegada, até o segmento de eventos, que trata com os mínimos detalhes sobre preferências do casal para tornar todo o momento memorável. O nosso objetivo é que cada hóspede se sinta único.

HN: Em um momento como o atual, no qual o cliente está valorizando ainda mais a experiência, sobretudo no segmento de luxo, como o empreendimento tem trabalhado para atender a essas expectativas?

SB: No dia a dia, a comunicação entre os setores, em cada acontecimento no hotel, cada ocorrência de hóspede, cada observação ou detalhe, é primordial para superar as expectativas. A comunicação entre os departamentos é o segredo do sucesso. O pequeno detalhe, como por exemplo, quando o garçom da piscina lembra que o hóspede não come glúten ou lactose porque ele mencionou no café da manhã sobre sua restrição, faz grande diferença no tratamento singular que estabelecemos no hotel.

HN: Por fim, como você avalia a performance do hotel do começo do ano até o momento?

SB: A performance desde o mês de janeiro é excelente. Conseguimos atingir todas as metas, tanto na satisfação do hóspede, quanto em relação a receitas, com o desenvolvimento das pessoas e a comunicação ativa dos eventos. Os nossos colaboradores são os melhores vendedores.

(*) Crédito da capa: Arquivo pessoal