Quando não está trabalhando na gestão do Doral Guarujá, Pedro Döhnert passa o tempo dedicando-se a sua outra paixão: a música. O hoteleiro e guitarrista de 37 anos afirma que um de seus maiores prazeres é ficar horas estudando novos acordes.

Natural do Rio de Janeiro, o gerente geral é formado em Hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi, com MBA em Marketing pela FGV (Fundação Getulio Vargas), além de possuir cursos de especialização em RM (Revenue Management) e Marketing Digital.

Com mais de 16 anos de experiência no mercado de turismo, o executivo atuou em grandes redes hoteleiras como Transamerica Hospitality Group, Bourbon Hotels & Resorts, HB Hotels, Mavsa Resort Convention, Bristol Dobly Guarulhos, Sofitel e Comfort Suítes Oscar Freire.

Apesar de toda a expertise, foi em 2020 que Döhnert enfrentou um dos grandes desafios de sua carreira: abrir um hotel em plena pandemia. Com estratégias bem construídas em cima de base de dados, o Doral Guarujá iniciou sua trajetória com bons resultados.

“O momento parecia crítico e desafiador para a inauguração de um hotel e com uma nova marca no mercado, que precisaria ser construída. Antes de abrir o Doral, desenhamos diversos cenários e nos baseamos em estratégias que nos permitissem atingir os objetivos que traçamos em termos de sustentabilidade financeira”.

Abaixo, confira a entrevista na íntegra.

Três perguntas para: Pedro Döhnert

Hotelier News: O Doral Guarujá iniciou suas atividades em um momento crítico para o mercado. Como foi implementar as operações durante a pandemia?

Pedro Döhnert: O momento parecia crítico e desafiador para a inauguração de um hotel e com uma nova marca no mercado, que precisaria ser construída. Antes de abrir o Doral, desenhamos diversos cenários e nos baseamos em estratégias que nos permitissem atingir os objetivos que traçamos em termos de sustentabilidade financeira. Durante estes estudos e com base em dados, identificamos uma grande movimentação na procura do destino Guarujá, ao mesmo tempo que nos atentamos às informações relacionadas ao Covid-19. Levando todos estes indicadores em conta, consideramos favorável a abertura do empreendimento. E realmente foi um grande desafio. Nossa decisão foi tomada no início de outubro e precisamos superar, por exemplo, dificuldades nas entregas de fornecedores em geral e falhas de alguns prestadores de serviços; a criação e detalhamento dos nossos procedimentos; contratação e treinamento de todo o nosso time no período curtíssimo de 15 dias; a realização de adequações necessárias e preparo de todos para que pudéssemos operar com segurança para os nossos colaboradores e hóspedes. Tudo de acordo com a nossa nova marca e valores. Desde o dia de nossa abertura, nos posicionamos como uma das melhores opções no litoral Sul de São Paulo. Um ponto muito positivo foi a possibilidade de trazer para a nossa equipe alguns profissionais com os quais eu já havia trabalhado, o que colaborou bastante para a implementação dos serviços, assim como o nosso parceiro na área de A&B (Alimentos & Bebidas). Não vou negar, trabalhamos dia e noite para a implantação de nosso novo sistema hoteleiro, novo cardápio e, como não poderiam faltar, os treinamentos.

HN: Logo no segundo mês, o hotel atingiu faturamento recorde da história da propriedade. A que você atribui o sucesso já no início?

PD: Após tantos estudos e muita estratégia e planejamento de acordo com cenários diversos, sabíamos que conseguiríamos um bom desempenho, mas confesso que atingir o recorde da história do empreendimento representou muita superação de toda a nossa equipe, já que estávamos em um momento de incertezas para o nosso mercado e implantando uma nova marca. Isso foi possível graças a uma somatória de fatores: além da grande procura dos viajantes para o destino Guarujá e o desejo das pessoas em ter momentos de lazer após uma grande espera, devido às restrições impostas pelo Covid-19, dois meses antes da abertura criamos nossas redes sociais e investimos em marketing digital para a comunicação com um novo público. Também buscamos uma empresa especializada em branding para nos ajudar na identidade visual e definição de personas e tom de voz, por exemplo. Tudo para que a nossa comunicação, desde o início, estivesse alinhada com os nossos propósitos. Além disso, trouxemos como diferencial o serviço pet friendly, para o qual contamos com uma assessoria especializada no assunto, que também nos ajudou a propagar esta novidade para o novo nicho que destacamos. Realizamos melhorias com uma reforma pré-inauguração, focamos em uma gastronomia de bastante qualidade, implantamos amenities L’Occitane, criamos uma loja para artigos de praia, disponibilizamos bicicletas para empréstimo dos hóspedes e novos serviços de praia, incluindo, por exemplo, o acesso ao wi-fi na areia, mantendo o acesso a guarda-sóis e cadeiras. Com isso, os hóspedes nos avaliaram de forma muito positiva e todo este posicionamento, focado em atendimento de qualidade, boa estrutura, muito conforto e segurança, possibilitou que aumentássemos a nossa diária média, o que é uma conquista muito importante para um hotel de 78 apartamentos. E, ainda com muitas mudanças e adaptações no decorrer destes meses, como impedimento de festas de Réveillon e restrições relacionadas à praia, entre outras, atingimos o nosso objetivo.

HN: A alta temporada está acabando e os períodos de baixa, em tempos de crise, são mais temidos ainda. Como o Doral vem se planejando para os próximos meses?

PD: Em nossa estratégia e levando em conta o histórico de baixa temporada, já programada em nosso planejamento e orçamento anual, buscamos o máximo de faturamento no período de alta para poder amenizar a queda prevista. Nossa visão para 2021 é de uma retomada com o pé no chão, dando continuidade ao posicionamento da nova marca junto aos nossos clientes e as pessoas que ainda não nos conhecem. Ao mesmo tempo, estamos atentos a todos os movimentos do mercado considerando o cenário do Covid-19. Ainda que a demanda seja menor por serem meses de baixa, acreditamos que haveria mais procura do que nos anos anteriores devido à demanda reprimida de viagens de famílias em busca de lazer. Fizemos, inclusive, adaptações na nossa área de eventos, criando um lounge para que os clientes possam trabalhar enquanto a família aproveita a praia, nossa piscina e a orla do Guarujá, por exemplo. Tudo considerando as restrições de ocupação e os protocolos de segurança. Não é uma fórmula fácil e se torna importante termos um quadro de colaboradores muito comprometido e que permita versatilidade e ajustes rápidos. Sabemos que o momento é de cautela e incertezas, mas certamente estamos muito mais preparados do que antes para superar essa fase e continuar crescendo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Doral Guarujá