Aos 58 anos, Klaus Ziller dedica seu tempo livre à família. O paulistano, gerente geral do Hilton São Paulo Morumbi, atua no setor hoteleiro há 38 anos — sendo 35 deles na rede norte-americana, onde fez carreira.

Formado em Administração Hoteleira, Ziller iniciou sua trajetória na empresa como recepcionista em uma unidade operada pela Hilton no centro de São Paulo. “Tive a oportunidade de ser promovido até chegar ao cargo de gerente geral em um hotel em Contagem, na Grande Belo Horizonte”, conta o executivo.

Em sua carreira, atuou em diferentes mercados como Belém, Santiago e Bogotá. De volta ao Brasil em 2017, Ziller assumiu a gerência do Hilton Barra Rio de Janeiro e, ao final de 2019, foi transferido para a capital paulista.

Três perguntas para: Klaus Ziller

Hotelier News: A pandemia demandou criatividade por parte dos profissionais do setor para elevar as receitas dos hotéis. De que forma o Hilton São Paulo Morumbi buscou explorar seus espaços para gerar caixa além da hospedagem?

Klaus Ziller: Reforçando as experiências já oferecidas no hotel tanto para os hóspedes, quanto para os moradores da cidade de São Paulo. Lançamos uma série de ações para pessoas que começavam a buscar programas fora de casa, mas longe das grandes aglomerações, e em ambientes com protocolos de segurança como o nosso Hilton CleanStay. Em 2016, já havíamos inaugurado um terraço ao ar livre no restaurante Armazem com capacidade para 80 pessoas, e no ano passado desenvolvemos uma programação variada para deixar o espaço ainda mais acolhedor e atrativo. Durante o verão, por exemplo, tivemos o Summer Vibes, um conjunto de atrações que aconteceu tanto ao livre como no Canvas Bar, que contou com happy hour com DJ em clima de sunset. Aos sábados, implementamos o samba de raiz ao vivo acompanhando a feijoada e open bar de caipirinha e cerveja. Também adicionamos um Espaço Kids completo com monitoria e muitas atividades para as crianças aos finais de semana. O Summer Vibes foi um sucesso e deu vez para o Feeling Good, com novas atrações e a mesma animação, com um menu completamente novo.

Com a pandemia, também notamos um aumento no número de hóspedes que viaja com seus animais de estimação. Com isso, o hotel aprimorou a sua oferta pet friendly e incluiu uma caixa surpresa para cães e gatos que se hospedam conosco, recheada de brinquedos e petiscos, garantindo o bem-estar e conforto deles também.

HN: O público local se tornou um dos principais alvos da hotelaria durante a crise, com moradores da cidade utilizando as áreas das propriedades. O Hilton sentiu essa demanda crescer também? Atualmente, quanto ela representa?

KZ: Durante a pandemia, o Hilton São Paulo Morumbi teve um aumento surpreendente da demanda dos hóspedes locais. A valorização do staycation, nome dado para as estadas em hotéis na mesma cidade onde o viajante reside, aliada à credibilidade da marca Hilton, atraiu ainda mais hóspedes que buscam uma experiência diferente e confortável perto de casa. Uma de nossas metas para 2022 é justamente reforçar o posicionamento do hotel como um destino de lazer e não somente para os viajantes a negócio ou que nos visitam para participar de eventos corporativos. Temos dentro do hotel uma excelente gastronomia, o restaurante Armazem, o Caffè Cino e o Canvas Bar e Restaurante, além de outras atrações como uma piscina extraordinária no rooftop com vista para a Ponte Estaiada, um dos principais cartões postais da cidade, spa, academia completa, Espaço Kids e uma unidade do salão Jacques Janine. Para quem ainda também quiser passear, temos aqui do lado diversos parques belíssimos como o Parque do Povo e estamos a poucos minutos de dois dos principais shoppings da cidade, o Cidade Jardim e o Morumbi, de teatros e oferecemos fácil acesso a gastronomia diversificada da cidade.

HN:A gastronomia sempre foi um ponto forte no Hilton São Paulo Morumbi e um dos pilares da retomada no mercado hoteleiro. De que forma o A&B se transformou nos últimos dois anos?

KZ: O setor de A&B do Hilton São Paulo Morumbi já possui prestígio na cidade. Fomos indicados por cinco anos seguidos pelo Guia Michelin, até sua última edição, em 2021. Também contamos com uma carta de coquetéis premiada por uma das revistas mais especializadas do país, a Prazeres da Mesa. Dando continuidade às nossas ações para oferecer sempre experiências e sabores inovadores, promovemos programações especiais, como menus degustação temáticos e cardápios sazonais, aliando música e gastronomia. Um exemplo é a Chocolovers, uma programação toda dedicada ao chocolate, que fica em cartaz no Canvas Bar durante todo o mês de abril. Além de uma carta reunindo as cinco sobremesas de chocolate mais pedidas pelos nossos clientes, lançamos um coquetel com o ingrediente da temporada. No dia 16 de abril, teremos o ponto alto deste projeto, um menu criado pelo nosso chef em que todas as etapas, da entrada à sobremesa, levam cacau na receita, finalizando com uma degustação de chocolate em parceria com a Callebaut. E no dia 23, Abner Ivan, campeão da etapa brasileira da Coupe du Monde de La Pâtisserie 2015, chef da Callebaut, irá produzir ao vivo uma escultura de chocolate no lobby do hotel. Em 2022 teremos muitas outras atrações nesse sentido. Não faltarão motivos para prestigiar nossa gastronomia.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News