Aos 42 anos, Fernando Kanbara é um grande apreciador de jogos e esportes. Tenista, gamer e jogador de airsoft, o gerente geral do Grand Mercure Curitiba Rayon também divide seu tempo livre com a família, conhecendo alguma praia ou cachoeira.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Positivo e com especialização em Marketing pela Universidade Cândido Mendes, Kanbara iniciou sua carreira no setor hoteleiro quase por acaso. “Por indicação da minha mãe, fui trabalhar em um hotel familiar, em meados de 1995, na área de almoxarifado e compras”.

Em 1999, foi contratado pela Accor como mensageiro. Após passar alguns anos atuando em áreas operacionais e administrativas, em 2008 assumiu sua primeira gerência geral na rede francesa, no Rio de Janeiro, onde permaneceu por três anos. “Em seguida, passei quase sete anos em Porto Alegre, onde gerenciei o Mercure Poa Manhattan, Novotel Poa e Adagio Poa Moinhos”, conta.

Kanbara também foi docente na PUC-RS durante cinco anos nos cursos de Hotelaria, Turismo e Administração. No período, ocupou as cadeiras de vice-presidente e presidente do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau.

“Em 2017, fui transferido para o Mercure Brasília, hotel com 326 quartos. No meio da pandemia, em 2020, iniciei na Atrio Hotel Management, passando pelo Mercure Joinville Prinz”, relembra.

Três perguntas para: Fernando Kanbara

Hotelier News: Em dezembro, o Grand Mercure Curitiba Rayon faturou R$ 1,150 milhão. Quais os principais fatores que levaram aos resultados?

Fernando Kanbara: Os principais fatores foram os esforços de nossa equipe comercial/eventos na captação de ações corporativas e sociais, atrelados ao turismo de lazer com famílias e grupos, decorrente ao período de férias e festas de final de ano. Somente as festas de Natal e Réveillon geraram uma receita de aproximadamente R$ 100 mil. Obviamente, a fidelidade de clientes antigos e novos hóspedes por meio de uma marca forte, como a ALL, Accor e Grand Mercure, também auxiliaram neste crescimento.

HN: O departamento de A&B tem grande relevância no faturamento. De que forma o hotel busca inovar e elevar o consumo dos clientes?

FK: Possuímos três pontos de vendas muito importantes: RW (nosso espaço polivalente de para eventos), o Room1424 (um bar sofisticado e multi-uso para eventos informais e coquetéis) que somados às nossas salas de eventos, foram importantes para o aumento do faturamento por meio da locação de espaços e receita de banquetes. Além disso, dispomos do premiado HAI YO, um dos melhores restaurantes asiáticos de Curitiba, que é um diferencial na operação, especialmente falando no segmento upscale.

HN: Nenhum empreendimento alcança bons números sem uma equipe engajada. Como a gestão busca incentivar os colaboradores e manter o time focado em entrega?

FK: Motivar em tempos de pandemia e sobrecarga de trabalho é um desafio. Nestes primeiros meses de operação, selecionamos as equipes, mesclando a cultura dos colaboradores com os valores da Atrio para esta conversão. Com certeza a escolha dos profissionais foi determinante. A gestão próxima às pessoas, com transparência e nivelamento da informação às equipes sobre as ações tomadas, garantindo clareza das metas e objetivos, foi fundamental para este foco e entrega. Além disso, atrelamos um plano de incentivo com premiação coletiva, com gatilhos para as metas qualitativas e financeiras a partir dos objetivos em budget e claro, sempre celebrar as metas alcançadas com o time.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal