Fernando Bacala tem como hobbies principais correr, jogar poker, assistir a séries e jogar beach tennis. Além disso, o executivo é um grande adepto da leitura, deixando os livros A ciência da felicidade, de Luiz Gaziri; O jeito Harvard de ser feliz, de Shawn Achor; e Ayrton Senna, o herói revelado, de Ernesto Rodrigues, como indicações.

Bacala é formado em Administração Hoteleira pelo Centro Universitário Ibero-Americano e possui especialização em Administração pela FGV (Fundação Getulio Vargas). O executivo possui 22 anos de experiência no setor e passou por diversas redes, como Blue Tree Hotels, NH, Hilton e Mabu Hotels. Nos últimos seis anos, foi responsável pela área de Vendas do Hilton Morumbi São Paulo e, no ano passado, assumiu o cargo de diretor de Vendas e Marketing do Renaissance São Paulo Hotel.

Convidado do Hotelier News de hoje (5) em mais uma sessão do Três perguntas para, Bacala fala sobre estratégias e expectativas do empreendimento e do setor como um todo. Confira!

Três perguntas para: Fernando Bacala

Hotelier News: Você assumiu a diretoria de Vendas e Marketing do Renaissance em maio de 2022, em um período em que havia mais insegurança em relação à retomada do setor. Nesse tempo à frente do cargo, quais estratégias têm sido desenvolvidas para atrair público, gerar interesse e engajamento, e por fim, elevar os indicadores do hotel?

Fernando Bacala: O Renaissance tem uma história de sucesso, então o mais importante naquele momento era consolidar o novo perfil de viajante, o público local, que estava em busca de descanso ou lazer na própria cidade e que utilizava os canais digitais e mídias sociais como o principal meio de decisão.

Com o retorno do segmento corporativo, foi necessário uma análise dos novos nichos enquanto nos reconectávamos com clientes habituais. Para conseguir tudo isso, nossa equipe de Marketing se manteve muito ativa nesse período e reestruturamos o time comercial para conseguir aumentar a produtividade e performance.

HN: Neste novo momento da hotelaria, a transformação digital tem sido um fator ainda mais decisivo na experiência do hóspede. Praticidade e facilidade desde o início da jornada influenciam no feedback final. Dessa forma, quais têm sido as iniciativas do Renaissance para acompanhar este movimento?

FB: A inovação sempre fez parte da história da Marriott e faz parte da essência do Renaissance. Por exemplo, no aplicativo Marriott Bonvoy o hóspede consegue realizar o check-in, personalizar as preferências da hospedagem antes da chegada e falar com a equipe por mensagens. Além disso, tem acesso à Mobile Key, em que o visitante tem a chave do quarto celular, e solicitar room service direto pelo Mobile Dining.

Outra experiência digital que oferecemos aos nossos clientes é R.E.N Meeting App, que conecta os organizadores dos eventos com a equipe do hotel em qualquer dispositivo. A funcionalidade do aplicativo inclui solicitações de serviço para reposições de coffee breaks, temperatura do ambiente, ou qualquer outra coisa que o organizador possa precisar. A ferramenta ajuda a equipe de eventos do hotel e clientes a se conectarem em qualquer lugar, hora e dispositivo em 20 idiomas diferentes.

HN: Como planejar e desenvolver, de forma inteligente, estratégias de Vendas e Marketing para garantir bom posicionamento no mercado?

FB: O Renaissance São Paulo é um hotel icônico e consolidado na cidade de São Paulo. A marca Renaissance inspira descobertas e resgata a essência urbana paulistana, oferecendo experiências inspiradoras para os viajantes. Com a retomada do mercado, chegamos em um momento em que precisamos tomar decisões de forma personalizada e estratégica para cada cliente, cuidando de nossa equipe e capacitando para manter um atendimento de excelência.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Renaissance São Paulo Hotel