De carro, moto ou avião? Não importa, pois viajar é sua paixão. Eduardo Passadiço gosta tanto de conhecer novos lugares que a cada três anos realiza uma grande viagem com sua esposa, a qual está casado há mais de uma década. Diga-se de passagem que sua parceira também é hoteleira, portanto compartilha das mesmas alegrias e desafios da profissão.

No entanto, nem sempre é possível pegar a estrada. Quando está em casa, o executivo para outras atividades, como cozinhar, outra de suas paixões. Além de explorar a arte da gastronomia, Passadiço passa a maior parte do tempo assistindo filmes e séries. Seus preferidos, porém, também são sobre cozinha, como o subestimado filme Chef de Jon Favreau e a série spin-off do filme, The Chef Show, que recomenda a todos.

Técnico em Gestão de Negócios pelo Colégio Brasília, Passadiço é formado em Turismo pela Uniban (Universidade Bandeirante de São Paulo e possui MBA pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Com mais de três décadas de experiência profissional, grande parte gerenciando equipes, já trabalhou em inúmeros cargos de gerência para a AccorHotels e a Atrio Hotel Management.

Na sessão de hoje (11) do Três perguntas para, a convite do Hotelier News, o atual gerente geral do Ibis Styles Franca contou um pouco sobre seu trabalho, a marca e suas perspectivas para o futuro do setor de viagens.

Três perguntas para: Eduardo Passadiço

Hotelier News: Considerando a mudança de comportamento dos consumidores no pós-pandemia, de que forma você acredita que a categoria lifestyle atende a esse novo cenário?

Eduardo Passadiço: As pessoas estavam acostumadas a ficar em casa, isoladas, presas às telas de celulares e computadores. O retorno às viagens e aos hotéis vieram com duas sensações bem distintas: a busca por um local seguro para ficar e a volta da vida em sociedade.

Se hospedar em um hotel onde o ambiente e o atendimento seguem a filosofia lifestyle aquece o coração dessas pessoas recém-libertas do confinamento. Nossos hotéis temáticos provocam sorrisos, descontração, imaginação. O hóspede interage com a decoração.

Nosso time é outro diferencial e a equipe, jovem, é preparada para atender todos os perfis com a medida certa de cordialidade e informalidade. Mesmo os hotéis sem características lifestyle tiveram que adaptar o padrão de atendimento. O uso da máscara obrigou a equipe de frente a se adaptar, utilizar mais expressões corporais, sorrir com os olhos e aprender a falar por detrás do tecido. São sutilezas que temos acompanhado em nosso time.

HN: Mesmo com o controle da pandemia no país, outros fatores vêm atrapalhando o ritmo de retomada do setor. Quais as principais dificuldades que o empreendimento está enfrentando atualmente?

EP: Acredito que o cenário vivido em nossa unidade é comum à maioria dos hotéis. De um lado, os custos de manutenção, pessoal e insumos, para citar os mais comuns, seguem elevados; de outro, a diária média segue baixa. Aqui, nós conseguimos elevar em 62% a DM nos últimos 12 meses. Isso permite garantir a manutenção da qualidade dos serviços. Mais do que nunca, se torna primordial ter uma gestão eficiente dos gastos. Eficiência, aliás, é uma das prioridades da Atrio para garantir rentabilidade ao investidor e está em nosso DNA.

HN: Quais são suas perspectivas para o restante do ano e para 2023?

EP: Muito positivas! Com o dólar alto, o mercado doméstico será muito beneficiado nestas férias de julho. Além disso, o agro segue a todo vapor. E as safras de meio de ano trarão fornecedores e clientes para os hotéis. O segundo semestre também tende a ser bom.

Para 2023, as incertezas políticas ainda não permitem que o horizonte fique 100% visível, mas a tendência é que o setor de lazer se consolide ainda mais. E existe um fato bem importante: o brasileiro, realmente, passou a conhecer mais o Brasil e quer continuar viajando pelo nosso país. Estamos otimistas e olhamos para o otimismo com bons olhos e levando a melhor experiência possível para o hóspede e o melhor resultado possível para nossos parceiros e investidores.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News